Banco Neon confirma vazamento de dados, mas nega 30 milhões de clientes afetados

Informações foram publicadas em um fórum cibercriminoso, de acordo com um site especializado

Maria Luiza Dourado

(Divulgação)
(Divulgação)

Publicidade

Um vazamento de dados de informações sensíveis de mais de 30 milhões de clientes do Banco Neon foi veiculado na imprensa nesta quarta-feira (12). O Banco Neon confirmou ao InfoMoney um vazamento de dados, mas de uma “pequena parcela de clientes” e de informações que “não permitem acessar as contas bancárias”.

Segundo a imprensa especializada em tecnologia, dados de mais de 30,8 milhões de clientes da Neon foram divulgados em uma publicação intitulada “Quanto vale 30 milhões de dados de um banco brasileiro?”.

A postagem cibercriminosa teria vazado, de acordo com os primeiros relatos, informações sensíveis de 30.825.019 clientes. Os dados incluem informações pessoais (sexo, email, CEP, CPF, CNPJ, telefone, celular, profissão, nome da mãe) e financeiras (renda, saldo, situação na Receita Federal, perfil de conta, número da conta), além de fotos (selfies) e imagens de documentos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Sem especificar quais dados de fato foram vazados, a Neon afirma que as informações não permitem acesso a conta bancária dos clientes pelos cibercriminosos.

“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, as quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”, diz a instituição em nota.

Posicionamento enviado a clientes

Aos clientes, o Banco Neon informou uma “cópia de dados não autorizada”, mas reforçou que a conta bancária seguia segura. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Posicionamento Banco Neon (Divulgação)

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.