Cuidado: golpe das redes sociais agora também é aplicado no WhatsApp

As vítimas acabam pagando por um serviço inexistente

Publicidade

SÃO PAULO – Através de uma mensagem que promete mostrar quem viu o perfil, um golpe antigo também está sendo disseminado pelo WhatsApp, segundo o laboratório de segurança Kaspersky Lab.

A mensagem “Quem visitou seu perfil do WhatsApp? Sabe quem xeretou seu perfil?” chega através de algum contato da vítima, junto do link em que o usuário suspostamente deve clicar. Caso aconteça, ele é direcionado a um site que pede que ele compartilhe a mensagem para outros contatos, prometendo uma falsa recompensa em troca.

Caso todo o procedimento seja realizado, a vítima é redirecionada para sites de propaganda que oferecem serviços premium e pedem dados cadastrais; se algum for preenchido, ele será cobrado na fatura do cartão de crédito. Como o serviço é inexistente, essa cobrança se torna o lucro do criminoso.

Continua depois da publicidade

“Essas campanhas maliciosas estão usando a popularidade do WhatsApp para promover esses serviços pagos, essa engenharia social serve para enganar as vítimas para que elas assinem esses conteúdos”, explicou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

Golpes eficientes
“Basta fazer uma rápida busca nos sites de reclamações de consumidores para encontrar uma grande quantidade de pessoas reportando que seus créditos do celular foram descontados indevidamente, justamente por terem se cadastrado em serviços como estes”, explicou Fabio.

Essa técnica não é nova: o golpe já foi aplicado em outras redes sociais, como Facebook. O que os analistas recomendam é que as vítimas entrem em contato com a operadora móvel para solicitar o cancelamento da assinatura e se atentarem a essas promessas suspeitas, além de não instalarem aplicativos oferecidos por sites fraudulentos.