Cuidado ao dirigir: CTB proíbe que condutores usem apenas uma mão para dirigir

Uso do aparelho celular ou fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora também é proibido

Publicidade

SÃO PAULO – O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe que as pessoas fumem, mas não permite que o condutor dirija com apenas uma das mãos ao volante, salvo em casos onde o condutor deva sinalizar, mudar de marcha ou acionar equipamentos do veículo.

Portanto, segurar o cigarro significa usar apenas uma das mãos ao volante. Assim como o uso do aparelho celular ou fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora também é proibido, pois a atenção do condutor não fica centrada na direção.

O código

Segundo o Denatran, a cada ano, o Brasil contabiliza 750 mil acidentes, 27 mil brasileiros mortos e mais de 400 mil com lesões permanentes nas estradas e vias urbanas do País. Uma das causas é a falta de atenção e distração dos motoristas.

O trânsito brasileiro corresponde a uma guerra do Vietnã a cada dois anos (50 mil mortos), ou à queda de um Boeing a cada dois dias.