Cuiabá e Rio têm os piores aeroportos para Copa

Já aeroportos de Recife e Curitiba foram os melhores avaliados pelos passageiros
Vista aérea do Galeão
Vista aérea do Galeão

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa divulgada pela SAC (Secretaria de Ação Civil), do governo federal, revelou que os aeroportos de Cuiabá (MT), Galeão (RJ), Manaus (AM) e de Brasília (DF) foram os piores avaliados pelos passageiros no primeiro trimestre deste ano.

Na outra ponta da lista, os aeroportos de Recife e Curitiba foram os melhores avaliados, ficando acima da média de 3,81 entre os 15 aeroportos relacionados aos eventos da Copa das Confederações, que acontecerá neste ano, e da Copa do Mundo, de 2014.

O estudo contou com a opinião de mais de 21 mil passageiros nas salas de embarque doméstico e internacional sobre parâmetros como acesso ao aeroporto, check-in, emigração e imigração, inspeção de segurança, instalações aeroportuárias e ambiente do aeroporto.

Não perca a oportunidade!

A cordialidade e a eficiência dos funcionários aeroportuários foram os itens mais bem avaliados pelos passageiros que passam pelos aeroportos brasileiros. Já os preços cobrados pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimentação e de comércio são as principais reclamações dos entrevistados.

Segundo a SAC, o mapeamento dos indicadores de desempenho dos aeroportos brasileiros ajudará a aperfeiçoar a governança do setor. “A ideia é que a Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) analise os resultados da pesquisa e estipule metas para que os aeroportos se tornem mais eficientes na percepção do passageiro”. Confira abaixo as pontuações gerais dos 15 aeroportos que atenderão as cidades-sede da Copa:

Aeroportos Pontuação
*SAC
Curitiba (PR) 4,21
Recife (PE) 4,14
Fortaleza (CE) 4,14
Natal (RN) 4,12
Porto Alegre (RS) 3,98
Salvador (BA) 3,89 
Congonhas (SP) 3,86 
Santos Dumont (RJ) 3,85
Guarulhos (SP) 3,67 
Campinas (SP) 3,65 
Confins (MG) 3,61
Brasília (DF) 3,58 
Manaus (AM) 3,51
Galeão (RJ) 3,51 
Cuiabá (MT) 3,46 

Perfil dos viajantes
A pesquisa também mostrou o perfil dos viajantes do País. Mais de 60% dos passageiros entrevistados neste período viajavam a lazer, um reflexo de a coleta de dados ter se concentrado nos meses de janeiro e fevereiro, período de forte movimento de férias da população e de turismo no País.

Continua depois da publicidade

Sobre a frequência média do uso de avião como meio de meio de transporte, 36% são passageiros não frequentes, ou seja, realizaram até duas viagens de avião, considerando-se ida e volta, nos últimos doze meses.