Crise afetou de forma diferente cada segmento do mercado automobilístico

Após novembro de 2008, automóveis registraram saltos nas vendas, já comerciais leves ficaram estáveis e motos caíram

Publicidade

SÃO PAULO – A crise financeira atingiu de forma diferente três segmentos do mercado automobilístico, fazendo com que o comportamento das vendas de automóveis, comerciais leves e motocicletas fosse diferenciado nos últimos 12 meses, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Isso porque, enquanto automóveis e comerciais leves atingiram o fundo do poço em novembro, as motocicletas tiveram o pior momento em fevereiro deste ano.

Recuperação

Considerando apenas o segmento de automóveis, a recuperação das vendas apresentou um perfil de saltos a partir de dezembro do ano passado, atingindo o seu pico em junho. Já os comerciais leves apresentaram estabilidade, embora também tenham registrado boas vendas no sexto mês do ano.

Entre as motocicletas, houve estabilidade nas vendas, após a queda recorde de fevereiro, com o número de unidades comercializadas mantendo-se sempre abaixo dos 150 mil registrados em outubro do ano passado.