Creta 2.0 Prestige tem bom desempenho e conforto; veja impressões

Competindo diretamente no segmento de SUVs médios com  HR-V e Renegade, o modelo mostrou a que veio com 41.625 unidades vendidas em 2017

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Com um total de 41.625 unidades vendidas em 2017, o Hyundai Creta foi o terceiro SUV mais comercializado do ano passado no Brasil, perdendo apenas para o Jeep Compass e o Honda HR-V. Competindo diretamente no segmento de SUVs médios com o próprio HR-V e com o Renegade, o modelo mostrou a que veio apresentando uma boa combinação entre conforto e desempenho.

O InfoMoney testou o Creta 2.0 Prestige e conta a seguir suas impressões. Com design robusto, ele lembra seus irmãos maiores Santa Fé e Ix-35, porém um pouco “mais magro”. Com 4,27 metros de comprimento e 2,590 metros de entre eixos, o Creta parece ainda maior quando se está dentro, o que é um ponto positivo. Por fora, as rodas são de 17’’ diamantadas, enquanto as maçanetas e o contorno da grade frontal são cromados.

Os ocupantes dos bancos dianteiros contam bom espaço e conforto tanto na cidade quanto em viagens. Quem senta no banco de trás também tem bom nível de conforto, com bom espaço e destaque para a saída de ar condicionado, algo que os concorrentes não têm – e que faz muita diferença no verão brasileiro. Na frente, porém, o Creta ficou devendo um ar condicionado de duas zonas. O porta malas tem boa capacidade de 431 litros, quase igual aos 437 litros do HR-V e bem acima dos 260 litros do Renegade.

Continua depois da publicidade

Os bancos em couro marrom são elegantes e o Creta ainda tem um diferencial em relação à concorrência: oferece ventilação no banco do motorista, uma ótima função para os dias mais quentes. O acabamento do painel é da mesma cor dos bancos e o resultado ficou bonito, com uma boa combinação entre marrom e preto no interior do SUV. Apesar de ser bonito e bastante sóbrio, lembrando carros mais sofisticados, o Creta tem excesso de plástico duro no acabamento do painel. O volante tem boa empunhadura, é revestido em couro e conta com os principais comandos de controle do som, além do acionamento do controle de cruzeiro e o computador de bordo. Também permite regulagem de altura e profundidade.

O modelo conta com botão de partida e chave por presença – basta chegar perto e puxar a maçaneta para que a porta destrave automaticamente, sem necessidade de apertar o botão da chave. Ele também vem equipado com o sistema start/stop, que desliga o veículo automaticamente durante as paradas no trânsito, para maior economia de combustível.

Já a central multimídia tem boa conectividade e é intuitiva. O modelo vem com câmera de ré e GPS e a qualidade do sistema de som é boa. Um do ponto negativo é o freio de mão com acionamento por alavanca. Modelos mais simples do Renegade e do HR-V, por exemplo, já possuem o acionamento do dispositivo de forma eletrônica.

Continua depois da publicidade

Desempenho e consumo

O Creta 2.0 vem com câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais no própria alavanca de câmbio – não há opção de padle shift, aquela “borboleta” atrás do volante. Ele tem bom desempenho na cidade e na estrada, com trocas de marcha em um giro mais alto do motor – o que também aumenta o nível de ruído interno. O Creta 2.0 faz de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge velocidade máxima de 188 km/h, segundo a Hyundai.

Quer realizar seu sonho de comprar um carro novo? Invista bem seu dinheiro e faça ele render mais. Clique aqui e abra uma conta na XP Investimentos

A posição de dirigir é alta e o motorista se sente acima dos outros carros, característica buscada pela maioria dos donos de SUVs. A suspensão é bem acertada e traz conforto nas ruas da cidade. Na estrada, o controle de tração garante maior segurança nas curvas, que são feitas sem sustos.

Na cidade, o Creta faz 10 km/l quando abastecido com gasolina, e 6,9 km/l com etanol. Na estrada, o consumo é de 11,4 km/l e 8,2 km/l com gasolina e etanol, respectivamente. Os dados de consumo são do Inmetro.

Para quem busca um SUV médio na faixa dos R$ 100 mil, o Creta 2.0 é uma boa opção de compra e briga de igual para igual com os concorrentes diretos Jeep Renegade e Honda HRV.

Veja fotos do modelo:

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip