Publicidade
SÃO PAULO – O uso da internet em centros públicos de acesso pago, como Lan Houses e Cyber Cafés, aumentou de 30% em 2006 para 49% no ano passado. Esse tipo de acesso já é mais utilizado que o residencial, que registrou 40% das conexões.
Os dados são da 3ª Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, feita pela Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação).
Casas com computador
De acordo com a pesquisa, também houve aumento no número de pessoas que possuem um computador em casa: de 20% para 24% entre 2006 e 2007. Para a Cetic.br, isso é conseqüência dos projetos de inclusão digital, como o “Computador para Todos”.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Já o número de casas com acesso à banda larga também cresceu e atualmente responde por metade dos domicílios com acesso à rede. Além disso, o número de internautas cresceu de 28% para 34% no período analisado.
Outro crescimento positivo foi o do número de brasileiros com mais de 10 anos que já usaram o computador. Pela primeira vez, esse índice foi maior que a metade, atingindo 53% da população.
Barreira
Porém, a pesquisa também mostra que a principal barreira para a aquisição de computadores continua sendo o custo elevado, apontado como razão por 78% dos entrevistados.