Corpus Christi: veja como será funcionamento de bancos, B3, Correios, INSS e shoppings no feriado

O sistema financeiro do país não vai operar na quinta-feira (8)

Equipe InfoMoney

Calendário

Publicidade

Esta quinta-feira (8) será de folga para muita gente. O melhor é que a parada dará chance de emenda para o final de semana, já que amanhã será comemorado o Corpus Christi.

A data é celebrada pelos fiéis da Igreja Católica, que lembra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, e acontece, geralmente, 60 dias após o Domingo de Páscoa.

O feriado de Corpus Christi, porém, não é nacional. O governo federal concede ponto facultativo na data, o que deixa a decisão sobre folgar ou não aos patrões. Quem trabalha em áreas essenciais, como saúde e segurança, vai trabalhar normalmente.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E como fica o funcionamento do sistema financeiro? Se você vai buscar algum serviço em agência bancária na quinta, é melhor se planejar: todas as unidades bancárias físicas estarão fechadas no país amanhã.

Veja, a seguir, o que vai abrir e o que vai fechar no feriado de Corpus Christi.

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências permanecerão fechadas no feriado de Corpus Christi.

Continua depois da publicidade

As áreas de autoatendimento, no entanto, ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking) ao longo do feriado.

Contas de consumo, como água e luz, e carnês com vencimento no dia 8 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 9 (sexta-feira). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Bolsa

A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não funcionará no dia 8. Segundo a própria B3, não haverá negociação:

Não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; além das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.

Na sexta-feira (9), as operações voltam a funcionar normalmente.

Demais serviços

As agências da estatal estarão fechadas na quinta (8). O serviço volta à normalidade na sexta (9).

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão fechar na quinta e sexta-feira. Os segurados podem buscar atendimento pela Central 135, que funcionará normalmente das 7h às 22h (horário de Brasília).

Os shoppings vão funcionar em horário especial, que varia segundo a convenção coletiva estabelecida com o sindicato dos trabalhadores. Na sexta (9), os espaços funcionam normalmente.