Crise

Coronavírus fez intenção de consumo das famílias cair 2,5% em abril, diz CNC

A intenção saiu de 99,9 pontos para 95,6 pontos no período

Sacolas de compras
(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

A pandemia do novo coronavírus reduziu a propensão de consumidores às compras em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 2,5% na passagem de março para abril, saindo de 99,9 pontos para 95,6 pontos no período, na zona de insatisfação.

Na comparação com abril de 2019, o ICF caiu 0,6% em abril de 2020.

Aprenda a investir na bolsa

A coleta do ICF foi a primeira realizada após o início da explosão da covid-19 no Brasil, se estendendo de 20 de março a 5 de abril.

Em relação a março, o único componente do indicador com avanço em abril foi o que avalia o Acesso ao crédito (0,7%). O item Perspectiva profissional registrou estabilidade (0,0%). Todos os demais recuaram: Emprego atual (-2,9%), Renda atual (-2,1%), Nível de consumo atual (-2,4%), Perspectiva de consumo (-5,5%) e Momento para aquisição de bens de consumo duráveis (-5,9%).

“Houve uma queda acentuada na percepção do momento de compra de duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis”, ressaltou a economista da CNC responsável pelo estudo, Catarina Carneiro da Silva, em nota oficial.

A parcela de consumidores que acreditam ser um momento negativo para compras de bens duráveis alcançou 60,7% em abril.

Quanto à piora na perspectiva de consumo, 39,5% das famílias acreditam que consumirão menos nos próximos três meses.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.