Publicidade
SÃO PAULO – A sede da Copa do Mundo da FIFA de 2026 será a América do Norte, decidiu o comitê em votação que ocorreu nesta quarta-feira (13) durante o Congresso Anual da FIFA. Essa é a primeira vez na história que a Copa será disputado em um continente, e não somente um país.
Das cidades que se candidataram para sediar jogos, 17 devem ser aprovadas. De todos os jogos da Copa, 80% deles devem acontecer nos Estados Unidos, enquanto México e Canadá ficarão com 10% das partidas cada.
Essa Copa também será a primeira a contar com 48 seleções participantes – a deste ano, que acontece na Rússia e começa nesta quinta-feira (14), conta com 32. Para este número, serão necessárias 80 partidas e uma infraestrutura “perfeita”, segundo a FIFA.
Continua depois da publicidade
Concorria com a candidatura norte-americana o Marrocos. A votação terminou em 134 votos para a América do Norte contra 65 para o Marrocos. O processo de eleição por votos foi retomado após a suspeita de compra de votos para a Copa de 2022, no Qatar.
Até então, somente os 24 membros do Comitê Executivo da FIFA votavam, mas desta vez participarão da votação as 209 federações.