Publicidade
SÃO PAULO – A classe residencial utilizou 5,9% mais energia em julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2008, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (25) pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
No sétimo mês de 2009, houve o consumo de 8.106 GWh, ante os 7.654 GWh registrados em igual mês do ano passado. Entre janeiro e julho deste ano e nos últimos 12 meses, o consumo apresentou crescimentos respectivos de 5,6% e 5,8%.
Os dados são coletados pela EPE com agentes de consumo do sistema elétrico nacional, compreendendo consumidores livres, cativos e outros, que usam a rede elétrica de transmissão e distribuição.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Consumo
Os dados mostram que o consumo médio mensal por residência está um pouco acima de 151 kWh, sendo que o número de novas ligações, passados sete meses do ano, cresceu 2,3% sobre o mesmo período de 2008.
Entre agosto de 2008 e julho deste ano, houve incorporação de quase 2 milhões de novos clientes, perfazendo, no período, uma média de 164 mil novas ligações por mês.
No período, o consumo nas residências acumula alta de 5,8% frente a 2008 e ao longo deste ano, a taxa de expansão é de 5,6%, o que segundo a empresa, sugere uma dinâmica de crescimento vigorosa.
Continua depois da publicidade
Crescimento nas regiões
De acordo com a EPE, as regiões Centro-Oeste e Nordeste foram as que apresentaram maior crescimento no consumo residencial de energia no confronto entre os meses de julho de 2008 e 2009, de acordo com a tabela abaixo, que diz respeito somente ao consumo residencial:
| Região | Em julho | Até julho | 12 meses |
| Norte | 6% | 5,5% | 7,1% |
| Nordeste | 7,7% | 7,1% | 7,5% |
| Sudeste | 4,9% | 4,9% | 5,2% |
| Sul | 5,9% | 5% | 4,6% |
| Centro-Oeste | 9,7% | 8,1% | 7,9% |
| Brasil (residencial) | 5,9% | 5,6% | 5,8% |
Fonte: EPE