Consumo online: intenção de compra na internet chega a 86,7% dos entrevistados

Categorias com maiores intenções de compra foram: informática, eletrônicos e telefonia e celulares, revela estudo do Provar

Viviam Klanfer Nunes

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SÃO PAULO – Os consumidores continuam interessados em gastar via internet. Segundo dados do Provar (Programa de Administração do Varejo), divulgado nesta quarta-feira (4), a intenção de compra na internet para o terceiro trimestre deste ano chegou a 86,7% dos entrevistados.

O percentual é superior ao registrado no segundo trimestre deste ano, quando a intenção foi de 85,8%. Por outro lado, não supera os 88,3% registrados no terceiro trimestre do ano passado. Entre as categorias de produtos, informática, eletroeletrônicos, telefonia e celulares se destacaram.

Dos que pretendem comprar online no período que vai de julho a setembro deste ano, 30,5% vão gastar com informática, 30,5%, com eletrônicos e 26,1%, com telefonia e celulares. A pesquisa permitia respostas múltiplas.

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Linha branda e demais categorias
No caso da linha branca, que teve sua redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) prorrogada recentemente, 19,5% dos entrevistados pretendem gastar com esses itens. O percentual, porém, é levemente inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 19,7% dos entrevistados afirmavam que iriam desembolsar com esses itens.

Na comparação anual, ou seja, analisando a intenção de compra do terceiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, em todas as categorias analisadas pelo estudo tiveram sua intenção de compra reduzida. E a maior delas foi verificada em outros produtos (-30,7%), CDs, DVDs, livros e revistas (-26,8%) e utilidade doméstica (-26,6%).

Também foram constatadas quedas intensas nas intenções de compra das categorias de cosméticos, perfumaria e saúde (-18,4%), eletroeletrônicos (-15,5%) e produtos para casa (-14,7%).

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A pesquisa
Foram entrevistados 3.900 consumidores, entre os dias 22 a 26 de junho deste ano. Dos entrevistados, 35,7% possuíam renda familiar mensal superior a R$ 3.901,00. Ainda, a renda familiar de 20,6% da amostra era de R$ 1.951,00 a R$ 2.990,00 e de 19,2%, era de R$ 1.041,00 a R$ 1.950,00.

A pesquisa foi realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.