Consumo de dados em banda larga fixa será limitado ainda neste ano, diz Kassab

Ministro falou sobre o tema polêmico ao site Poder 360 em vídeo

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O acesso à internet via banda larga fixa será limitado no futuro, de acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Ele espera que essa medida seja aplicada ainda em 2017, embora não no primeiro semestre, conforme falou em vídeo publicado no site Poder 360.

Isso significa que, a partir do momento em que forem publicadas novas regras para o setor, usuários que estourarem limites de dados previstos em seus pacotes precisarão pagar quantias extras para continuar acessando a internet. O modelo de franquias de acesso já funciona em outros países.

Para Kassab, essa mudança nas normas pode melhorar o serviço prestado pelas operadoras de banda larga fixa. Ele não sugeriu números a respeito das franquias.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O tema foi motivo de polêmica em 2016, quando as operadoras de internet passaram a dizer que pretendiam limitar o acesso. Na época, algumas empresas também se posicionaram afirmando que não o fariam – a Oi foi uma delas.

Em dezembro, manifestação mais recente da Anatel a respeito do tópico, o presidente da Agência disse em audiência pública no Senado que pretendia manter a medida cautelar que impede as operadoras de cortarem a conexão dos usuários.

Segundo o Procon, contratos já firmados que não prevejam esses cortes não podem ser modificados.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney