Consumidores pessoa física compraram mais carros de entrada em 2010

Veículos novos com preços menores e motorização até 1.0 foram os mais comprados no ano passado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores pessoa física foram os principais compradores de veículos em 2010. Das 2.651.752 unidades vendidas, 72,25% foram adquiridas por pessoas não jurídicas, sendo que os carros de entrada se destacaram.

Os números, divulgados pela Fenabrave, revelam ainda que, entre esses consumidores, o modelo favorito foi o Gol (192.651), da Volks, seguido pelo Uno (134.035), o Fox (122.077), também da Volks, e os dois modelos da GM, Corsa sedan (103.307) e Celta (87.315).

Entre os modelos considerados comerciais leves, as pessoas físicas deram preferência a Strada (65.965), EcoSport (36.453), Saveiro (31.918), S10 (24.764) e a Hilux (23.579).

Continua depois da publicidade

Veículos de entrada
Os números mostram ainda que os veículos de entrada – mais baratos – foram os mais emplacados no ano. “Mas em dezembro essa realidade não se repetiu e os veículos de entrada registraram queda nas vendas. O que subiu em dezembro foram os veículos com preços superiores a R$ 50 mil”, afirma o presidente da entidade, Sérgio Reze. 

Reze explica ainda que os veículos mais baratos não são um sinal de que os consumidores de baixa renda estão comprando mais. “Tem muitas pessoas de poder aquisitivo mais alto que precisam de um segundo carro ou para driblar o rodízio ou para transportar algo, e acabam optando por esses veículos chamados de entrada”.

O levantamento mostra também que, das unidades vendidas, 1.382.249 possuem motor até 1.0, enquanto os motores entre 1.0 e 2.0 respondem por 1.245.218 das vendas. Já os veículos com motorização acima de 2.0 correspondem a 24.285 das vendas do ano.