Consumidores da região Sul são mais sensíveis às mudanças de preço

Apesar de contraírem mais dívidas, os sulistas são menos inadimplentes

Publicidade

SÃO PAULO – A região sul do Brasil é o local onde os consumidores são mais sensíveis as mudanças de preço na América Latina. É o que revela um levantamento realizado pela provedora global de informações Nielsen.

Os dados mostram que 40% dos shoppers (aquele quem decide a compra) nas classes altas são mais criteriosos e racionais na hora de gastar. “É um consumidor mais informado sobre o consumo e pesquisam os valores dos produtos antes, logo uma mudança de preço em algum setor tem um impacto maior na região”, explica a analista de mercado da empresa, Priscila Nahas.

Por conta disso, o consumo com bens primários, como alimentação e higiene, já está consolidado na região, e os gastos da população acabam se voltando para os bens secundários e terciários, como artigos para o lar, viagens e carros.

Continua depois da publicidade

“O volume movimentado nas cestas de consumo – predominantemente bens primários – dos três estados teve uma retração maior que a média nacional, principalmente pela qualificação do consumo ocorrer em menor intensidade por aqui”, explica analista de mercado da Nielsen, Daniel Silveira.

A pesquisa ainda revela que os sulistas tendem a assumir mais dívidas, sendo que 94% das famílias de Curitiba estão endividadas. Porém, o consumidor da região é menos inadimplente que no resto do País: em abril de 2013, 5,3% dos compradores brasileiros estavam inadimplentes, contra 3,3% da região Sul.

Tópicos relacionados