Consumidor prefere comprar produtos licenciados, diz pesquisa

Caso um produto licenciado deixe de ser distribuído, 27% dos consumidores irão buscar por outro produto semelhante e com licenciamento

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SÃO PAULO – A maioria dos consumidores paulistanos (59,4%) prefere produtos licenciados, aqueles que possui personagens de desenhos, marcas de clubes de futebol e pessoas famosas, em relação a outros produtos que tenham o mesmo preço.

O levantamento, realizado pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo), junto com a FIA (Fundação Instituto de Administração), revelou a influência de personagens e famosos como determinante no momento da compra, possuindo grande representatividade na maioria dos setores analisados.

Na categoria “frutas e verduras”, por exemplo, 45,2% dos consumidores responderam escolher produtos licenciados. Já no setor de “bebidas”, “biscoitos, bolos e guloseimas” e “xampu e condicionadores”, 53,6%, 27,4% e 15,6%, respectivamente, responderam o mesmo.

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A pesquisa também ressaltou que, caso o produto licenciado deixe de ser distribuído, 27,4% dos consumidores irão buscar por outro produto semelhante, com licenciamento, e 29% afirmaram que buscariam por outro produto que possua o mesmo licenciamento.

Crianças
O levantamento ainda analisou a influência direta das crianças na compra de um produto com personagens licenciados. Dos consumidores, 37,6% às vezes compram o produto, outros 33,4% dos entrevistados afirmaram sempre que possível compram os produtos. Já 9,8% afirmaram que compram com frequência e outros 2% disseram que compram sempre.

O presidente do conselho do PROVAR/FIA, Cláudio Felisoni, afirma que os personagens licenciados são um meio de influência dos pais ou responsáveis para que as crianças passem a consumir determinadas categorias de produtos. Por exemplo, 33% utilizam o método para fazer a criança tomar suco e 29,4% para o consumo de frutas e verduras.