Consulado de Portugal em SP suspende pedidos de nacionalidade temporariamente

O serviço voltará a funcionar a partir de 2 de janeiro      

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Consulado de Portugal em São Paulo anunciou que suspendeu temporariamente os pedidos de nacionalidade. Segundo o comunicado oficial, a medida foi tomada para evitar maior lentidão dos processos por conta da alta demanda. O serviço voltará a funcionar novamente a partir de 2 de janeiro. 

“Como é do conhecimento de muitos e apesar de todos os esforços dos serviços envolvidos, esta demanda crescente acaba por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados”, diz o Consulado.

A suspensão temporária de admissão de novos pedidos vale tanto para São Paulo, quanto para o escritório do Consulado em Santos, que está “igualmente sobrecarregado com solicitações”.  

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Consulado informou que os solicitantes que por algum motivo não possam aguardar o novo prazo no início de 2019, entrem em contato diretamente na Conservatória dos Registos Centrais. Para isso deverão procurar as instruções e demais informações, clicando aqui (ou no site).  

Alta demanda

Portugal se tornou um destino muito popular para os brasileiros nos últimos tempos dada a situação do Brasil e o descontentamento das pessoas com a realidade política e econômica. 

No ano passado, mais de 80 mil pessoas deixaram o Brasil com destino ao país, e lá já formam a maior colônia de estrangeiros residentes, de acordo com dados do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2017, divulgado pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) lusitano.

Continua depois da publicidade

Os brasileiros foram os que mais tiveram a cidadania portuguesa concedida em 2016: das 25 mil pessoas, 8 mil delas moram por aqui, número que corresponde a 30% do total. 

Quer investir seu dinheiro para viajar? Abra sua conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.