Publicidade
SÃO PAULO – Ao contrário do que se esperava no início de 2002, a taxa de juros básica da economia, a famosa Selic, acabou não caindo significativamente no primeiro semestre de 2002, passando de 19% ao ano em janeiro para os atuais 18,5%. Pelo menos um setor não tem o que reclamar da manutenção dos juros elevados: o de consórcios.
Não foi só a manutenção dos juros elevados que contribui para o bom desempenho do setor em 2002, o anúncio de que a Caixa deve entrar no setor e a aprovação do uso do FGTS nos consórcios imobiliários também contribuiu para o crescimento significativo do setor. Desde maio deste ano, os recursos do FGTS passaram a ser usados não apenas para complementar os recursos da carta de crédito, recebida quando o cliente é sorteado ou efetua um lance bastante alto, mas também para efetuar os lances.
Setor deve crescer 50% em 2002
De acordo com informações da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, a ABAC, o número de cotas vendidas entre janeiro e abril deste ano ficou em 23,7 mil, o que representa um crescimento de 31,6% em relação aos 18 mil registrados no ano passado. Para o ano inteiro a expectativa é de um crescimento de 50% no número de cotas vendidas.
De certa forma, o forte crescimento do número de cotas de consórcios imobiliários vendidas surpreende, pois se trata do segmento cujas prestações são mais elevadas. Entretanto, a forte alta dos juros em 2001, que passaram de 15,25% ao ano em janeiro para 19% ao ano em dezembro, foi a grande responsável pela retomada do interesse pelos consórcios imobiliários.
Participação dos consórcios imobiliários deve aumentar
Atualmente os consórcios imobiliários são a menor categoria de consórcios em termos de número de participantes, com apenas 3,6% do total de consorciados. Em primeiro lugar estão os consórcios de motos, com 50,1%, seguidos dos de veículos, com 35,6% e finalmente pelos de eletro-eletrônicos, com 10,7%.
Contudo, diante do forte crescimento do número de cotas de consórcios imobiliários em 2002, a Abac acredita que a participação dos consórcios imobiliários deva aumentar em 2002. Confirmando estas expectativas a Abac lembra que, nos quatro primeiros meses de 2002 foram contemplados 245,5 mil consorciados, número que é 0,9% superior ao número de contemplações registrado durante todo o ano de 2001.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro