Considerando todas as placas, 80% dos carros já realizaram a inspeção

Última etapa da vistoria obrigatória termina em dezembro. Sobre as motos, 23% passaram pelos postos

Publicidade

SÃO PAULO – Desde o último dia 1º, os proprietários de veículos com placa final 0 já podem agendar a inspeção. Esta é a última etapa da Inspeção Veicular Obrigatória, com previsão para acabar no último dia de dezembro. Até agora, em média, 80% dos automóveis, considerando todas as placas, aderiram à inspeção.

Entre as motos, o percentual cai para 23%, em média, também considerando todas as placas. Entre os veículos movidos à diesel, 35% aderiram à inspeção, ao passo que 60% dos ônibus o fizeram. Os dados são do balanço da Controlar, empresa responsável pela inspeção na cidade.

Quem não realizou a vistoria no prazo, ainda pode fazê-lo. No entanto, terá de pagar uma multa de R$ 550, além de ter o licenciamento bloqueado.

Placa final 5 e 6

O prazo para inspeção de veículos com placas final 5 e 6 terminou no último dia 31 e 77,89% dos 106.480 carros com placa final 5 realizaram a inspeção e 73,73% dos 99.013 carros com placa final 6 o fizeram.

Considerando os agendamentos, o número sobe para 83,82% para carros com placa final 5 e para 80,11% considerando os carros com placa final 6.

No caso das motos, o percentual fica em 24,33% daqueles com placa final 5 e 22,58% daqueles com placa final 6. Entre os veículos à diesel, com placa final 5, 37,51% aderiram, ao passo que entre os com placa final 6, 34,47% já realizaram a inspeção.

Continua depois da publicidade

Reembolso

Até agora, considerando todos os veículos (584.314) que passaram nos postos de inspeção, 330.807 tiveram o reembolso liberado pela Prefeitura e cerca de 43,04% das pessoas que realizaram a vistoria não pediram o reembolso.

Ainda, de acordo com a Controlar, em agosto, 8,91% dos veículos que agendaram a inspeção não compareceram aos postos da empresa.