Publicidade
SÃO PAULO – Um estudo da Sportsintelligence mostrou claramente o quanto o futebol brasileiro é ignorado no exterior: embora alguns dos clubes mais populares do mundo estejam em território nacional, o Brasileirão não foi nem considerado para o estudo – ao passo que ligas menos glamourosas (como o futebol escocês) o foram.
Estaríamos fora do ranking de clubes que melhor pagam salários de qualquer jeito – tem clube aqui que nem tem pagado -, mas em termos de torcida poderíamos ter dois dos 25 clubes mais populares do mundo – Corinthians e Flamengo. A lista contou quantas “curtidas” um time tem no Facebook para determinar seu tamanho de marca e poder, pegando uma lista das 25 marcas mais “famosas” do mundo dos esportes. Uma espécie de “pesquisa mundial”.
Só que o último colocado, o New England Patriots, teve suas curtidas arredondadas para 7 milhões de curtidas, contra 10 milhões do Corinthians e 9,8 milhões do Flamengo. A mesma situação passa o Boca Juniors da Argentina, também com mais de 7 milhões de curtidas. Outro país famoso por grandes torcidas no seu futebol, México também parece ter sido esquecido, já que o América também teria tido suas curtidas arredondadas para 7 milhões.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Isso mostra um problema sério do futebol brasileiro (e latino-americano) de baixa penetração em outros mercados, não formando marcas reconhecíveis no exterior. Embora Flamengo e Corinthians não sejam conhecidos por conquistas internacionais (cada um tem uma Libertadores), este não é o caso do Boca Juniors, um dos maiores vencedores de torneios internacionais do futebol mundial.
Enquanto isso, os dois mais populares, Barcelona e Real Madrid possuem o dobro de curtidas no Facebook do que a Espanha tem de habitantes. “A melhor indicação talvez seja contar as camisas de clubes que as crianças usam ao redor do mundo. E por essa métrica, acho que o ranking está bem próximo da realidade”, diz Roger Pielke, professor da Universidade de Colorado. É comum ver crianças usando a camisa 10 de Messi ou o 7 de Cristiano Ronaldo no Brasil, China, Palestina ou Angola.
Talvez o maior problema do futebol brasileiro seja ser desorganizado financeiramente, não conseguindo se estabelecer como produto viável. O Corinthians, por exemplo, não paga o salário há meses poucos anos depois de ser visto como o exemplo de clube financeiramente arrumado. O Flamengo fez o contrário. E pode voltar a estaca zero nos próximos anos. A ver.
Continua depois da publicidade
Confira os 25 “super-clubes”:
Clube | País | Milhões |
Barcelona | Espanha | 97 |
Real Madrid | Espanha | 96 |
Manchester United | Inglaterra | 69 |
Chelsea | Inglaterra | 47 |
Arsenal | Inglaterra | 38 |
Bayern de Munique | Alemanha | 30 |
Liverpool | Inglaterra | 29 |
Milan | Itália | 26 |
L.A Lakers (basquete) | EUA | 25 |
Manchester City | Inglaterra | 21 |
Paris Saint-Germain | Inglaterra | 20 |
Chicago Bulls (Basquete) | EUA | 19 |
Miami Heat | EUA | 19 |
Juventus | Itália | 19 |
Borussia Dortmund | Alemanha | 14 |
Atlético Madrid | Espanha | 12 |
Chennai Super Kings (críquete) | Índia | 12 |
Kolkata Knight Riders (críquete) | Índia | 12 |
Boston Celtics (Basquete) | EUA | 10 |
Corinthians* | Brasil | 10 |
New York Yankees (Beisebol) | EUA | 10 |
Mumbai Indians (críquete) | Índia | 10 |
Dallas Cowboys (futebol americano) | EUA | 9 |
Flamengo* | Brasil | 9 |
Kings XI Punjab (críquete) | Índia | 8 |
Tottenham | Inglaterra | 8 |
New England Patriots (futebol americano) | EUA | 7 |
Fonte: estudo da Sportsintelligence *Nem Corinthians nem Flamengo foram incluídos no estudo original |