Conheça os 25 “super-clubes” do mundo; brasileiros nem foram considerados

Em termos de torcida poderíamos ter dois dos 25 clubes mais populares do mundo - Corinthians e Flamengo

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo da Sportsintelligence mostrou claramente o quanto o futebol brasileiro é ignorado no exterior: embora alguns dos clubes mais populares do mundo estejam em território nacional, o Brasileirão não foi nem considerado para o estudo – ao passo que ligas menos glamourosas (como o futebol escocês) o foram. 

Estaríamos fora do ranking de clubes que melhor pagam salários de qualquer jeito – tem clube aqui que nem tem pagado -, mas em termos de torcida poderíamos ter dois dos 25 clubes mais populares do mundo – Corinthians e Flamengo. A lista contou quantas “curtidas” um time tem no Facebook para determinar seu tamanho de marca e poder, pegando uma lista das 25 marcas mais “famosas” do mundo dos esportes. Uma espécie de “pesquisa mundial”. 

Só que o último colocado, o New England Patriots, teve suas curtidas arredondadas para 7 milhões de curtidas, contra 10 milhões do Corinthians e 9,8 milhões do Flamengo. A mesma situação passa o Boca Juniors da Argentina, também com mais de 7 milhões de curtidas. Outro país famoso por grandes torcidas no seu futebol, México também parece ter sido esquecido, já que o América também teria tido suas curtidas arredondadas para 7 milhões.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso mostra um problema sério do futebol brasileiro (e latino-americano) de baixa penetração em outros mercados, não formando marcas reconhecíveis no exterior. Embora Flamengo e Corinthians não sejam conhecidos por conquistas internacionais (cada um tem uma Libertadores), este não é o caso do Boca Juniors, um dos maiores vencedores de torneios internacionais do futebol mundial. 

Enquanto isso, os dois mais populares, Barcelona e Real Madrid possuem o dobro de curtidas no Facebook do que a Espanha tem de habitantes. “A melhor indicação talvez seja contar as camisas de clubes que as crianças usam ao redor do mundo. E por essa métrica, acho que o ranking está bem próximo da realidade”, diz Roger Pielke, professor da Universidade de Colorado. É comum ver crianças usando a camisa 10 de Messi ou o 7 de Cristiano Ronaldo no Brasil, China, Palestina ou Angola. 

Talvez o maior problema do futebol brasileiro seja ser desorganizado financeiramente, não conseguindo se estabelecer como produto viável. O Corinthians, por exemplo, não paga o salário há meses poucos anos depois de ser visto como o exemplo de clube financeiramente arrumado. O Flamengo fez o contrário. E pode voltar a estaca zero nos próximos anos. A ver. 

Continua depois da publicidade

Confira os 25 “super-clubes”: 

Clube País Milhões
Barcelona Espanha 97
Real Madrid Espanha 96
Manchester United Inglaterra 69
Chelsea Inglaterra 47
Arsenal Inglaterra 38
Bayern de Munique Alemanha 30
Liverpool Inglaterra 29
Milan Itália 26
L.A Lakers (basquete) EUA 25
Manchester City Inglaterra 21
Paris Saint-Germain Inglaterra 20
Chicago Bulls (Basquete) EUA 19
Miami Heat EUA 19
Juventus Itália 19
Borussia Dortmund Alemanha 14
Atlético Madrid Espanha 12
Chennai Super Kings (críquete) Índia 12
Kolkata Knight Riders (críquete) Índia 12
Boston Celtics (Basquete) EUA 10
Corinthians* Brasil 10
New York Yankees (Beisebol) EUA 10
Mumbai Indians (críquete) Índia 10
Dallas Cowboys (futebol americano) EUA 9
Flamengo* Brasil 9
Kings XI Punjab (críquete) Índia 8
Tottenham Inglaterra 8
New England Patriots (futebol americano) EUA 7
Fonte: estudo da Sportsintelligence
*Nem Corinthians nem Flamengo foram incluídos no estudo original