Confira os bancos brasileiros com mais reclamações no semestre – e os motivos

BC divulgou ranking com número de reclamações das instituições brasileiras

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – O Banco Central divulgou o ranking semestral das instituições financeiras brasileiras com maior número de reclamações e seu índice calculado por número de clientes. Neste primeiro semestre, o campeão em queixas foi o BMG.

O estudo periódico é composto por demandas do público registradas no Banco Central, pela internet, por correspondência, presencialmente ou por telefone. Para criar o incide, o BC filtra as reclamações procedentes e divide pelo número de clientes multiplicado por mil.

Além disso, o ranking mostra quais os motivos principais de reclamações para cada um dos bancos. No caso do BMG, a queixa campeã foi Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado, com 179 reclamações.

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Para o segundo colocado, o conglomerado Itaú, a reclamação mais recorrente foi a de Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, de acordo com o BC.

Confira abaixo os índices de cada banco, o número de reclamações e a principal queixa de cada um. Para acessar a tabela completa, clique aqui

Instituição Índice Reclamações reguladas procedentes Clientes Principal motivo
BMG 323,79 784 2.421.322 Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado
Itaú 59,05 3560 60.280.674 Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada
Caixa Econômica Federal 50,74 4022 79.259.341 Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito
Bradesco 47,80 3714 77.689.516 Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados
Santander 35,88 1226 34.166.628 Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente
BB 33,23 1886 56.752.883 Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente
Banrisul 27,63 109 3.944.536 Outras irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços
HSBC 25,23 331 13.119.134 Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada
Votorantim 22,90 87 3.798.665 Outras irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços
Banco do Nordeste do Brasil 0,37 2 5.346.281 Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito (pessoa natural) – exceto crédito consignado e financiamento imobiliário

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney