Confiança do consumidor é a menor desde 2009

O ICC passou de 108,9 em janeiro para 107,1 pontos fevereiro

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – A confiança do consumidor brasileiro recuou 1,7% entre janeiro e fevereiro, segundo revelou o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgado nesta segunda-feira (24).

O ICC passou de 108,9 em janeiro para 107,1 pontos fevereiro. Com o resultado, o índice manteve-se abaixo da média histórica pelo décimo segundo mês consecutivo e atingiu o menor nível desde maio de 2009 (103,6 pontos).

Componentes
A queda do indicador foi influenciado pela piora das avaliações sobre o momento presente: o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,9% para 112,3 pontos, o menor desde julho de 2013 (110,3). Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,0%, ao passar de 105,6 pontos para 104,5 pontos, o mais baixo desde setembro de 2011 (104,1).

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O grau de satisfação dos consumidores com relação à situação econômica continua em queda: a proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 14,2% para 15,2%, enquanto a dos que a julgam ruim subiu ainda mais, de 35,7% para 41,0%. O indicador-síntese do quesito ficou em 74,2 pontos, o menor desde julho de 2013 (68,5).

Expectativa
Em relação a expectativa para os próximos meses, os dados indicam que os consumidores estão menos otimistas. O indicador que mede o grau de otimismo recuou 3,8%, ficando em 99,5 pontos. Trata-se do nível mais baixo desde 2009.

A parcela de consumidores que projetam melhora diminuiu de 26,5% para 26%; a dos que preveem piora aumentou de 23,1% para 26,5%.

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A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com cerca de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de fevereiro de 2014 foi realizada entre os dias 31 de janeiro a 19 de fevereiro.