Conexão à internet móvel vai ultrapassar a do desktop em cinco anos, diz pesquisa

Estudo do Morgan Stanley aponta redes sociais, variedade de aparelhos e 3G como responsáveis pela explosão da web móvel

Publicidade

SÃO PAULO – O crescimento da internet móvel tem sido mais rápido que a velocidade da expansão da internet no desktop. A conclusão é de um estudo feito pelo banco de investimentos  Morgan Stanley.

“Nós acreditamos que mais pessoas vão se conectar à web a partir de seus dispositivos móveis do que de seus PCs dentro de cinco anos”, disse o líder da área de pesquisa do Morgan Stanley, Mary Meeker.

Entre os dispositivos móveis de acesso à internet mais populares, estão os celulares, smartphones, leitores de livros eletrônicos e consoles portáteis.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Cinco tecnologias
O estudo também mostra que cinco produtos e serviços são os principais responsáveis pela explosão no uso da internet móvel: adoção do 3G, redes sociais, vídeos on-line, serviços VoIP (voz sobre protocolo de internet) e a maior quantidade de dispositivos de acesso.

Ainda é destacado o papel da Apple e o Facebook como as plataformas que tem transformado a forma com que os usuários se conectam e comunicam. O crescimento dos serviços de ambos pode ser “sem precedentes” nos próximos anos, aponta a pesquisa.

Monetização
O estudo afirma que enquanto os mercados emergentes têm grande potencial para crescimento no uso da internet, devido à baixa penetração de linhas telefônicas fixas, as quais já estão sendo ultrapassadas pelo uso do celular, os países desenvolvidos devem dar um salto na “monetização” de seus serviços.