Computadores: saiba como aproveitar ao máximo sem gastar muito dinheiro

É possível instalar bons programas no computador sem recorrer a pirataria ou pagar caro pelos softwares

Publicidade

SÃO PAULO – Equipar um computador com todos os programas que o mantenha seguro de vírus ou que possibilitem a execução das tarefas mais simples não precisa ser caro e nem é necessário utilizar programas piratas. Para isso, basta conhecer opções de software grátis e de código aberto.

O primeiro passo é definir o que você precisa em seu computador e buscar o que é imprescindível. Uma dica é começar pelo OpenOffice.org, um pacote de aplicações grátis para o trabalho de escritório, similar ao Microsoft Office. Também há uma versão chamada BrOffice.org, que nada mais é do que a tradução do programa original para o português do Brasil.

Mantendo a segurança

Manter o PC seguro contra vírus é muito importante, e programas antivírus também podem ser encontrados e instalados gratuitamente. O AVG Anti-Virus Free Edition é o campeão de downloads, seguido pelo Avast! Home.

Com as ferramentas de trabalho e de segurança instaladas, é possível dedicar-se ao lazer, como os programas para reprodução de músicas e vídeos. Entre os grátis, estão o Winamp, o AIMP e o JetAudio, além do Windows Media Player e iTunes, tocadores oficiais da Microsoft e da Apple, que também são disponibilizados gratuitamente.

Se você também procura um programa para tratar imagens, uma boa opção grátis é o Picasa, que organiza a biblioteca de fotos, permite a visualização e também possui efeitos e comandos de edição. Outros programas que se destacam são o PhotoScape, o PhotoFiltre e o GIMP, todos grátis e com configuração para uso em português.