Compartilhar a senha do Netflix agora é crime nos EUA

Mesmo sendo uma decisão pautada nas leis estadunidenses, pode impactar os termos e condições da assinatura do Netflix e demais serviços do gênero em outros países

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Compartilhar senhas é algo recorrente entre muitos usuários do Netflix. No entanto, nos Estados Unidos esta prática foi considerada um crime federal. O Ato Contra Fraude e Abuso Virtual ajudou a corte americana a decidir a favor da criminalização do compartilhamento de senhas fornecidas por prestadores de serviço, segundo informações do site Motherboard.vice.com.

Entenda: a lei não é restrita à Netflix, já que potencialmente a decisão tornou ilegal qualquer compartilhamento de senhas em redes sociais, sites de internet banking e outros tipos de acesso que requisitam login.

Ou seja, a decisão pode afetar a Netflix ou qualquer outro serviço de streaming compartilhado por causa de um problema não relacionado às mídias de entretenimento. Trata-se de um acesso não autorizado de David Nosal, um funcionário da Korn Ferry, uma empresa internacional de pesquisas, que acessou o banco de dados da companhia com o login de um ex-funcionário do escritório e desencadeou o processo que culminou na decisão.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que isso muda na sua vida?

No curto prazo, a menos que Netflix ou HBO, por exemplo, busquem procuradores federais para ir atrás de muitos de seus clientes, provavelmente nada. No entanto, se o quadro geral for marcado como ilegal, mesmo sendo uma decisão pautada nas leis estadunidenses, pode impactar os termos e condições da assinatura do Netflix e demais serviços do gênero em outros países.

HBO disse que não tem informação suficiente sobre o caso para comentar, e embora a Netflix não quis comentar sobre a decisão do tribunal, um porta-voz disse que a posição da empresa sobre o compartilhamento de senha não mudou.  

Continua depois da publicidade

A Netflix disse no passado que não acompanha o número de pessoas que compartilham senhas, porque é difícil contabilizar. Assim, a boa notícia é que as duas empresas não vêem o compartilhamento de senha como um problema e pode até mesmo ser uma coisa boa. Então, não há muito motivo de preocupação, pelo menos por enquanto. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.