Comodidade em comprar atrai 93% dos consumidores do e-commerce

Percepção de que preços da internet são mais baratos e falta de loja física atraem cada vez mais consumidores

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros estão comprando mais pela internet. Entre os motivos que fazem com que os consumidores comprem mais produtos pelo e-commerce, estão a comodidade, escolhida por 93% dos consumidores, e a percepção de que os preços são mais baixos na internet (74%). Os dados são da 24ª edição da pesquisa Web Shoppers, divulgada pela e-bit, nesta terça-feira (16).

Outro motivo que faz com que 15% dos consumidores procurem o e-commerce é a falta de loja física da rede escolhida para a compra em sua cidade.

Compras on-line
Dos consumidores entrevistados, 69% afirmaram ter feito mais de quatro compras on-line nos últimos seis meses. Já 3% disseram não ter efetuado nenhuma compra nesse mesmo período, sendo que 56% desse total afirmou gostar de ver ou experimentar os produtos e serviços antes de efetuarem uma compra, enquanto 19% não se sentem seguros em informarem os dados pessoais e do cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

Motivo do acesso
Com 2.043 entrevistados, a pesquisa mostra que as compras pela internet só perdem para a verificação de e-mails, que atinge 95% dos usuários. Compras no e-commerce aparecem na segunda posição, com 81%.

Empatados com 79%, aparecem os portais de notícias e entretenimento e os sites de busca.

Em seguida, 74% dos consumidores contam que o motivo do acesso é o internet banking. Já as redes sociais aparecem em sexto lugar, com 54% das respostas.

Continua depois da publicidade

Na oitava posição, aparecem os consumidores que acessam a internet para baixar músicas e assistir vídeos, seguidos por aqueles que acessam jogos (21%) e os que acessam salas de bate-papo (19%).