Com liquidações no varejo, intenção de comprar à vista cresce mais que a prazo

Levantamento da ACSP mostra ainda que, na primeira quinzena deste mês, inadimplência continua em tendência de queda

Ana Paula Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A intenção de comprar à vista, medida pelas consultas ao SCPC Cheque (Serviço Central de Proteção ao Crédito), registrou alta de 8,5% na primeira quinzena de janeiro, frente ao mesmo período do ano passado, indicando que o consumidor foi atraído pelas liquidações realizadas pelo varejo no início do ano.

Ainda de acordo com dados divulgados pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) nesta segunda-feira (18), a alta observada nos primeiros 15 dias de 2010 superaram a do fechamento do ano passado (+7,4%), na época impulsionado pelas compras do Natal.

No caso da intenção de comprar a prazo, medida pelo SCPC, também houve aumento na primeira quinzena deste mês, em relação a igual período de 2009, só que menos intenso, de 5,1%. No confronto com o final do ano passado (+5%), as consultas ficaram estáveis.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência
Os registros recebidos no cadastro de inadimplência caíram 2,6% na primeira quinzena de janeiro, frente ao mesmo período do ano passado. Já os registros cancelados do SCPC cresceram 8,2%, na mesma base comparativa.

Esses dados, segundo SCPC/Cheques, revelam que o consumidor continua renegociando as dívidas atrasadas e que a inadimplência no início de 2010 aponta tendência de queda.

Ana Paula Ribeiro

Jornalista colaboradora do InfoMoney