Oferecido por

Com destaque para IA, Marlabs expande atuação no Brasil

Multinacional que comprou a empresa brasileira Monitora e acaba de adquirir empresa de data analytics e IA pretende triplicar de tamanho no País

MoneyLab

Publicidade

A multinacional de soluções de tecnologia Marlabs, que é sediada nos Estados Unidos e ingressou no Brasil no ano passado, com a aquisição da Monitora, de São Carlos (SP), está acelerando sua expansão no mercado brasileiro. Nos próximos cinco anos, a empresa planeja triplicar de tamanho no País, alcançando uma receita de US$ 100 milhões. Com isso, o Brasil  representará  cerca de 20% do resultado global do grupo, que mantém operações nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e na Índia.

Vários fatores devem contribuir para essa expansão, como a integração da empresa brasileira às demais operações do grupo, com a incorporação de novas tecnologias ao seu portfólio, e o acesso a clientes globais da companhia. A Marlabs também pretende criar na cidade de São Paulo o seu terceiro Experience Lab no mundo – um espaço para apresentar suas soluções tecnológicas aos clientes de uma maneira imersiva e promover inovação colaborativa.

Thomas Collins, CEO da Marlabs, visitou o Brasil em janeiro para uma série de compromissos voltados à aceleração da operação brasileira. Na ocasião, ele fez o anúncio global da compra da empresa americana Onebridge, especializada em gestão e análise de dados e inteligência artificial (IA). O movimento, ele diz, deve fortalecer ainda mais a oferta de serviços baseados em IA pelas empresas do grupo, inclusive no Brasil.

Continua depois da publicidade

“Já estamos discutindo os primeiros projetos para trazer essa capacidade para o mercado brasileiro, compartilhando ideias e metodologias de trabalho. A Onebridge tem um conjunto único de metodologias de como abordar problemas relacionados a dados que pretendemos difundir globalmente”, afirma.

Inovação, crescimento e redução de custos

A Marlabs oferece uma gama abrangente de serviços tecnológicos voltados à transformação digital de negócios. Seu portfólio inclui soluções em data & analytics, IA, integração de sistemas de gestão empresarial, criação de softwares de alto desempenho, automação inteligente, infraestruturas de nuvem e segurança digital.

Publicidade

Segundo Collins, esses serviços ajudam as empresas a inovar, criando novos produtos e modelos de negócio, a escalar o negócio e a reduzir custos. “Nossos focos principais são inovação e crescimento”, ele sublinha.

Entre as soluções que a empresa oferece, ele destaca a importância crescente da IA. “Nos últimos 15 meses, a indústria passou por uma mudança de paradigma com o advento da IA generativa”, diz Collins. “Esse tema se tornou tão central para os negócios dos nossos clientes que passou a ser tratado diretamente pelo CEO e não apenas pelo CIO.”

A Marlabs atende empresas de diversos segmentos. No setor de saúde e biociências, por exemplo, presta serviço para quatro das dez maiores companhias do mundo. Também possui clientes importantes na indústria de telecomunicações e no setor financeiro.

Continua depois da publicidade

Mas pequenas e médias empresas recebem o mesmo nível de envolvimento e cuidado dedicado aos grandes clientes, garante Collins. Ele cita o caso de uma imobiliária digital brasileira que administra aluguel de imóveis por temporada que a Monitora começou a atender no final de 2020 e para a qual desenvolveu uma série de soluções digitais, incluindo um algoritmo de precificação em tempo real.

“Criamos um sistema de preços dinâmico que se adapta praticamente a cada minuto às mudanças de oferta e demanda, tornando a empresa extremamente competitiva em oferecer o melhor preço do mercado”, ele conta. Com a adoção dessas tecnologias, a empresa cresceu dez vezes em três anos. “De uma pequena startup, eles se transformaram em um dos principais competidores do mercado brasileiro.”

Injeção de capital e crescimento

Publicidade

A Marlabs foi criada há 27 anos e até outubro do ano passado era comandada pelo cofundador Siby Vadakekkara, que ocupa agora a presidência do conselho de administração. A contratação de Collins como novo CEO, assim como as aquisições da Monitora e agora da Onebridge, fazem parte de um forte movimento de expansão iniciado a partir da injeção de capital do fundo BV Investment Partners no negócio, há dois anos.

“Temos uma estratégia orgânica e inorgânica clara de crescimento e vamos nos tornar um competidor muito significativo no espaço global de serviços digitais nos próximos anos”, afirma Collins.

A aquisição da Monitora teve uma importância estratégica para a companhia. Collins observa que as empresas já colaboravam antes da aquisição, o que facilitou o processo devido à grande compatibilidade cultural entre elas. Essa foi uma das razões para a aquisição”, ele lembra. “Mas o principal motivo foi reduzir a concentração de receita da Marlabs nos Estados Unidos. Existem alguns mercados que são realmente interessantes no mundo, e o Brasil é um dos cinco principais. O país tem um potencial enorme em termos de transformação digital.”

Ele ressalta a importância da compatibilidade cultural entre as duas empresas. “Poucas aquisições dão certo, e o fracasso na maioria das vezes é causado por falta de compatibilidade cultural”, ele afirma. “Há uma frase de Peter Drucker que eu aprecio muito: ´A cultura devora a estratégia no café da manhã´. Isso significa que mesmo com a melhor estratégia, sem um alinhamento cultural adequado, o sucesso é improvável.”

Experience Lab em São Paulo

Segundo Collins, o plano para o Brasil é fortalecer a operação da Monitora e crescer de maneira orgânica. “Se houver oportunidades de crescimento inorgânico, de aquisições para adicionar outras competências que nós eventualmente não tenhamos em alguma área, vamos considerar essa possibilidade. Mas usaremos a Monitora como nossa plataforma central no mercado brasileiro”, ele explica.

A criação de um Experience Lab em São Paulo faz parte desse plano. A ideia é repetir em São Paulo a experiência bem-sucedida dos centros de experiência que funcionam nos Estados Unidos e na Índia. Nesses ambientes, o portfólio da empresa é apresentado aos clientes e prospects por meio de uma experiência digital e imersiva altamente tecnológica. O local também servirá de ponto de encontro presencial com clientes, situados principalmente em São Paulo.

A localização da Monitora em São Carlos continuará sendo um diferencial competitivo importante da empresa, diz Collins, sobretudo para a atração e retenção de talentos. De acordo com o CEO da Marlabs, em um segmento com tanta disputa por bons profissionais como o de tecnologia, a empresa se destaca por oferecer um ambiente de trabalho marcado pela inovação e pelos desafios constantes de novos projetos, novas plataformas e novas tecnologias como a IA.

Serviço: Para mais informações sobre a história, serviços, casos de sucesso, clientes atendidos e formas de contato com a Marlabs e a Monitora, visite o site da empresa.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.