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SÃO PAULO – O preço dos carros no Brasil é um assunto que sempre gera discussão. Mas não é só o preço do veículo pago à concessionária que pode assustar muita gente. O consultor automotivo pessoal Leandro Mattera calculou o custo total de um veículo, considerando, além do preço do carro, gastos com juros, seguro, manutenção, impostos, combustível, depreciação e custo de oportunidade, entre outros.
Como base para montar a planilha de gastos, ele utilizou como exemplo um Honda Civic 0 km e chegou à conclusão que as despesas podem chegar a R$ 3.844 por mês. Mesmo para o veículo obtido sem financiamento, o gasto mensal é apenas 8% menor que o do carro financiado, de R$ 3.538,52. Os cálculos podem ser usados como referência para a compra de qualquer veículo, levando em consideração as especificidades de cada modelo, gerando impactos diferentes no resultado.
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Para elaborar o cálculo sobre quanto custa efetivamente ter um Honda Civic, o consultor reuniu os custos de aquisição, os custos de propriedade, venda do carro, custo de oportunidade e financiamento.
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O cálculo levou em consideração o modelo da Honda, supondo que o proprietário ficará com ele por quatro anos e rodará 15 mil km em cada um desses anos. Veja abaixo como um carro de R$ 70 mil sai bem mais caro do que parece:
1. Custo de aquisição
O primeiro valor é o de compra do carro, neste caso, o modelo custava R$ 70 mil no começo do ano sem a redução do IPI.
Para que o carro possa circular nas vias da cidade, é necessário realizar o registro do carro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Neste caso, as despesas necessárias são da taxa de registro do veículo (R$ 204,69) e taxa de lacração (R$ 70,99).
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2. Custo de propriedade
Aqui são levados em consideração todos os custos que o veículo vai gerar para o proprietário durante o período em que o veículo estiver em sua posse. São eles:
- IPVA: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido anualmente e, em SP, a alíquota é de 4%. Para as estimativas dos próximos anos, o consultor usou o valor do carro depreciado:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 2.800 | R$ 2.408 | R$ 2.268 | R$ 2.100 | R$ 9.575 |
- Licenciamento: é o processo de emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que deve ser renovado anualmente. Em SP, custa R$ 62,70 e, optando pelo licenciamento eletrônico, paga-se R$ 11,00 para envio pelos Correios:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 73,70 | R$ 73,70 | R$ 73,70 | R$ 73,70 | R$ 294,80 |
- DPVAT: trata-se do Seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. É pago anualmente por todos os proprietários e custa R$ 101,16:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 101,16 | R$ 101,16 | R$ 101,16 | R$ 101,16 | R$ 404,64 |
- Seguro: neste caso, foi usado como referência o valor de 3% do preço do carro zero km. Também foi levado em consideração um reajuste de 10% a cada ano:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 2.100 | R$ 2.310 | R$ 2.541 | R$ 2.795 | R$ 9.746 |
- Consumo: para estes cálculos foi usada média de consumo do carro, de 10 km/l de gasolina.Também foram considerados 15 mil km rodados por ano e o preço de R$ 2,70 do litro da gasolina (próximo à média nacional informada no site da ANP).
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 4.050 | R$ 4.050 | R$ 4.050 | R$ 4.050 | R$ 16.200 |
- Revisões: pelo plano de manutenção da Honda, as revisões devem ocorrer a cada 10 mil km:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 160 | R$ 550 | R$ 850 | R$ 1.080 | R$ 2.640 |
- Peças e mão-de-obra: além das revisões programadas, pode ser necessário trocar peças que não são cobertas pela garantia. Neste caso será considerado o preço de 1 hora de trabalho em concessionária, para cada serviço, que custa aproximadamente R$ 180,00:
| Peças | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|---|
| Amortecedores traseiros + mão de obra | — | — | — | R$ 410 + R$ 180 | R$ 590 |
| Pastilhas de freio + mão-de-obra | — | — | — | R$ 485 + 180 | R$ 1.150 |
| Buchas dianteiras + mão-de-obra | — | — | — | R$ 320 + R$ 180 | R$ 500 |
| Palhetas | — | R$ 75 | — | R$ 75 | R$ 150 |
| Alinhamento/Balanceamento | R$ 100 | R$ 200 | R$ 100 | R$ 200 | R$ 600 |
- Pneus: neste exemplo é levado em consideração a troca do jogo a cada 30 mil km, optando por marcas de primeira linha, com preço aproximado de R$ 500,00 cada:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| — | R$ 2.000 | — | R$ 2.000 | R$ 4.000 |
- Multas: no levantamento feito a pedido do Dinheirama, foi considerado um gasto anual de R$ 130 com multas:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 130 | R$ 130 | R$ 130 | R$ 130 | R$ 520 |
- Estacionamento: gasto mensal estimado de R$ 150:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 1.800 | R$ 1.800 | R$ 1.800 | R$ 1.800 | R$ 7.200 |
- Lavagem: neste caso foram consideradas duas lavagens mensais no valor de R$ 30 cada:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 720 | R$ 720 | R$ 720 | R$ 720 | R$ 2.880 |
3. Venda do carro e desvalorização
Segundo Mattera, o carro não é mais visto como investimento, por isso, o consumidor deve levar em consideração o quanto se perde na desvalorização do veículo. Neste caso, em relação ao preço de compra, se perde 14% no primeiro ano, 19% no segundo e 25% no terceiro. Os valores de revenda então serão:
| 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Desvalorização Total |
|---|---|---|---|---|
| R$ 70.000 | R$ 60.200 | R$ 56.700 | R$ 52.500 | R$ 17.500 |
- Liquidez e “Preço Efetivo de Venda”: segundo o consultor, a liquidez é a facilidade com a qual o carro pode ser convertido em dinheiro, sem perda significativa de seu valor. Mas é preciso ter consciência de que é bem difícil conseguir receber pelo veículo o valor pedido, e muitas vezes o proprietário recebe um valor menor que o da tabela Fipe pelo modelo.
Levando em consideração este cenário, Mattera simula uma proposta de compra com uma desvalorização adicional de 5% sobre o valor da tabela. Caso aceite a negociação, o proprietário venderia o carro por R$ 49.875, ou seja, com uma perda de R$ 2.625. - Custo de oportunidade: basicamente, é o custo de uma escolha quando comparado com alternativas renunciadas. Neste cálculo, Mattera considera o gasto de R$ 70 mil pela compra do veículo.
Caso tivesse optado por investir o dinheiro com retorno de 7,5% ao ano (taxa Selic atual), no final dos quatro anos haveria um rendimento de R$ 23.482. - Financiamento: para este cálculo foi considerada a contratação do financiamento de 50% do veículo (R$ 35 mil), no prazo de 48 meses e com juros de 1,5% ao mês.
Neste caso, seria necessário arcar com parcelas de R$ 1.028,12, totalizando R$ 49.349,76. Com o financiamento, ainda é preciso acrescentar o custo do IOF, de aproximadamente R$ 595,00. Este valor teria de ser pago à vista, sem poder incluir no empréstimo. Sendo assim, o total gasto seria de R$ 49.944,76, causando um impacto de R$ 14.944,76 na comparação com a compra à vista.
4. Resultados finais: considerando todos os gastos que o proprietário de um Honda Civic teria em quatro anos, é possível chegar às seguintes conclusões:
| Resultados | Sem financiamento | Com financiamento |
|---|---|---|
| Impacto Financeiro Total (incluindo custo de oportunidade) |
R$ 99.849,00 | R$ 114.794,00 |
| Impacto Financeiro + Preço de Compra | R$ 169.849,00 | R$ 184.546,00 |
| Resultado por km rodado | R$ 2,83 | R$ 3,07 |
| Resultado total anual | R$ 42.462,25 | R$ 46.136,50 |
| Resultado total mensal | R$ 3.538,52 | R$ 3.844,70 |
Como o carro vai gerar um gasto total de até R$ 184 mil em 48 meses, o consultor chegou à conclusão de que o custo mensal real é de R$ 3.844. De acordo com o autor do levantamento, o consumidor nunca pode comprar um carro pensando que os únicos gastos serão os da compra. “Existem outras despesas que o consumidor deve arcar durante o tempo que ficar com o carro”, explica Mattera.