Com custos ocultos, carro de R$ 70 mil gera despesa de R$ 3.800 por mês

Estudo realizado por consultor contabiliza gastos com compra, juros, seguro, manutenção, impostos, combustível, depreciação e custo de oportunidade

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SÃO PAULO – O preço dos carros no Brasil é um assunto que sempre gera discussão. Mas não é só o preço do veículo pago à concessionária que pode assustar muita gente. O consultor automotivo pessoal Leandro Mattera calculou o custo total de um veículo, considerando, além do preço do carro, gastos com juros, seguro, manutenção, impostos, combustível, depreciação e custo de oportunidade, entre outros.

Como base para montar a planilha de gastos, ele utilizou como exemplo um Honda Civic 0 km e chegou à conclusão que as despesas podem chegar a R$ 3.844 por mês. Mesmo para o veículo obtido sem financiamento, o gasto mensal é apenas 8% menor que o do carro financiado, de R$ 3.538,52. Os cálculos podem ser usados como referência para a compra de qualquer veículo, levando em consideração as especificidades de cada modelo, gerando impactos diferentes no resultado.

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Para elaborar o cálculo sobre quanto custa efetivamente ter um Honda Civic, o consultor reuniu os custos de aquisição, os custos de propriedade, venda do carro, custo de oportunidade e financiamento.

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O cálculo levou em consideração o modelo da Honda, supondo que o proprietário ficará com ele por quatro anos e rodará 15 mil km em cada um desses anos. Veja abaixo como um carro de R$ 70 mil sai bem mais caro do que parece:

1. Custo de aquisição
O primeiro valor é o de compra do carro, neste caso, o modelo custava R$ 70 mil no começo do ano sem a redução do IPI.

Para que o carro possa circular nas vias da cidade, é necessário realizar o registro do carro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Neste caso, as despesas necessárias são da taxa de registro do veículo (R$ 204,69) e taxa de lacração (R$ 70,99).

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2. Custo de propriedade
Aqui são levados em consideração todos os custos que o veículo vai gerar para o proprietário durante o período em que o veículo estiver em sua posse. São eles:

2012 2013 2014 2015 Total
R$ 2.800 R$ 2.408 R$ 2.268 R$ 2.100 R$ 9.575
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 73,70 R$ 73,70 R$ 73,70 R$ 73,70 R$ 294,80
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 101,16 R$ 101,16 R$ 101,16 R$ 101,16 R$ 404,64
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 2.100 R$ 2.310 R$ 2.541 R$ 2.795 R$ 9.746
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 4.050 R$ 4.050 R$ 4.050 R$ 4.050 R$ 16.200
Revisões
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 160 R$ 550 R$ 850 R$ 1.080 R$ 2.640
Peças 2012 2013 2014 2015 Total
Amortecedores traseiros + mão de obra R$ 410 + R$ 180 R$ 590
Pastilhas de freio + mão-de-obra R$ 485 + 180 R$ 1.150
Buchas dianteiras + mão-de-obra R$ 320 + R$ 180 R$ 500
Palhetas R$ 75 R$ 75 R$ 150
Alinhamento/Balanceamento R$ 100 R$ 200 R$ 100 R$ 200 R$ 600
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 2.000  — R$ 2.000 R$ 4.000
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 130 R$ 130 R$ 130 R$ 130 R$ 520
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 1.800 R$ 1.800 R$ 1.800 R$ 1.800 R$ 7.200
2012 2013 2014 2015 Total
R$ 720 R$ 720 R$ 720 R$ 720 R$ 2.880

3. Venda do carro e desvalorização
Segundo Mattera, o carro não é mais visto como investimento, por isso, o consumidor deve levar em consideração o quanto se perde na desvalorização do veículo. Neste caso, em relação ao preço de compra, se perde 14% no primeiro ano, 19% no segundo e 25% no terceiro. Os valores de revenda então serão:

2012 2013 2014 2015 Desvalorização Total
R$ 70.000 R$ 60.200 R$ 56.700 R$ 52.500 R$ 17.500

4. Resultados finais: considerando todos os gastos que o proprietário de um Honda Civic teria em quatro anos, é possível chegar às seguintes conclusões:

Resultados Sem financiamento Com financiamento
Impacto Financeiro Total
(incluindo custo de oportunidade) 
R$ 99.849,00 R$ 114.794,00
Impacto Financeiro + Preço de Compra R$ 169.849,00 R$ 184.546,00
Resultado por km rodado R$ 2,83 R$ 3,07
Resultado total anual R$ 42.462,25 R$ 46.136,50
Resultado total mensal R$ 3.538,52 R$ 3.844,70

Como o carro vai gerar um gasto total de até R$ 184 mil em 48 meses, o consultor chegou à conclusão de que o custo mensal real é de R$ 3.844. De acordo com o autor do levantamento, o consumidor nunca pode comprar um carro pensando que os únicos gastos serão os da compra. “Existem outras despesas que o consumidor deve arcar durante o tempo que ficar com o carro”, explica Mattera.