Coldplay anuncia novas datas em 2023, mas muda local de shows em SP; veja 9 respostas sobre evento

No Rio tudo permanece igual; em SP, as apresentações foram transferidas do Allianz Parque para o Morumbi

Giovanna Sutto

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

O Coldplay anunciou, nesta segunda-feira (10), as novas datas dos oito shows — seis em São Paulo e dois no Rio Janeiro — que serão realizados no Brasil — todas as apresentações vão acontecer em 2023. A banda britânica precisou remarcar as datas devido à infecção pulmonar de Chris Martin, vocalista do grupo.

O adiamento das apresentações havia sido anunciado em 4 de outubro. A banda, que paralisou os shows temporariamente, retomará a turnê em 25 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

Além da data, outra mudança é o local dos shows em São Paulo, que estavam marcados para acontecer no Allianz Parque, entre os bairros de Perdizes e Água Branca, e serão transferidos para o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, no bairro de mesmo nome. A mudança ocorreu devido à indisponibilidade do estádio do Palmeiras para as novas datas. Os shows do Rio seguem sendo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

As novas datas ficaram assim:

Datas antigas e locais  Novas datas e locais 
Rio de Janeiro – 11 de outubro – no Engenhão Rio de Janeiro – 25 de março de 2023 – no Engenhão
Rio de Janeiro – 12 de outubro – no Engenhão Rio de Janeiro – 26 de março de 2023 – no Engenhão
São Paulo – 15 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 10 de março de 2023 – no Morumbi
São Paulo – 16 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 11 de março de 2023 – no Morumbi
São Paulo – 18 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 13 de março de 2023 – no Morumbi
São Paulo – 19 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 14 de março de 2023 – no Morumbi
São Paulo – 21 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 17 de março de 2023 – no Morumbi
São Paulo – 22 de outubro – no Allianz Parque São Paulo – 18 de março de 2023 – no Morumbi

Diante da oficialização das novas datas, o InfoMoney separou as principais informações e direitos do consumidor em relação a reembolso e cancelamentos para quem não puder ou não quiser comparecer ao evento após asmudanças. Confira:

1. Os ingressos seguem válidos?

Sim. Conforme o comunicado oficial, todos os ingressos seguem válidos sem a necessidade de troca.

Continua depois da publicidade

2. Como saber qual o setor no novo estádio em São Paulo?

As informações sobre a localização dos novos assentos, no Morumbi, serão enviadas para todos os clientes via e-mail. Os ingressos comprados como “cadeira superior” no Allianz Parque serão transferidos para a área da “arquibancada” no Morumbi. No Rio, os assentos seguem os mesmos.

3. Por que houve a mudança para o Morumbi?

O comunicado compartilhado pelo Allianz Parque, bem como pelo Coldplay e Live Nation, organizadora dos shows, é de que não havia disponbilidade nos dias definidos para os novos shows.

“Não há regra sobre alteração de local. Mas se o consumidor se sentir lesado de alguma maneira pode ingressar com reclamação administrativa com o Procon ou Consumidor.gov e pode tratar direto com a organização, que possivelmente vai dar um retorno sobre o que motivou a mudança. Vendo de fora, o problema de saúde do vocalista foi um motivo de força maior para a alteração, por isso, não é algo que a princípio dependia da Eventim”, avalia Mauro Conte Filho, advogado especializado em direito do consumidor do Goulart Penteado.

4. Posso pedir reembolso?

Sim. No caso de a pessoa não querer ou não puder comparecer na nova data, é possível cancelar o ingresso e receber o reembolso integral (incluindo taxa de serviço).

Na site oficial de vendas, Eventim, há o aviso de que para receber o reembolso é necessário fazer o cancelamento da compra.

Se você comprou no site:

Continua depois da publicidade

“A medida-padrão é o reembolso imediato por parte da organizadora, mas o consumidor pode receber os valores um pouco depois a depender dos trâmites do banco e do vencimento da fatura”, lembra Conte Filho.

Se você comprou na bilheteria:

Locais disponíveis Endereço Horários
Jeunesse Arena – Rio de Janeiro Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca Terça-feira a sábado das 10h às 17h
Allianz Parque – São Paulo Rua Palestra Itália, 200 – portão a – Perdizes Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows
Estádio do Morumbi – São Paulo Av. Giovanni Gronchi, 1866 – Morumbi – Bilheteria 5 Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows
Estádio Couto Pereira – Curitiba Rua Ubaldino do Amaral, 37 – Alto da Glória Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows

“Após o cancelamento da compra, os ingressos perdem a validade, impossibilitando o acesso ao evento na nova data”, diz a Eventim em nota.

Continua depois da publicidade

5. O que fazer se eu não conseguir cancelar os ingressos?

Caso o comprador tenha problemas ao decidir cancelar a compra e, por algum motivo, não conseguir o reembolso ou crédito, poderá acionar os órgãos de proteção, como o Procon ou plataforma Consumidor.gov.

6. É possível trocar as datas dos novos shows?

A Eventim não provê informações sobre essa situação.

“Tudo depende da organização. Como o Morumbi é maior, caberia mais gente e não haveria problema de trocar de um para o outro. Mas os shows estão com lotação máxima, teria que partir da organização isso. Pela lei, não tem nenhuma cláusula que forneça essa opção ao consumidor por direito”, diz Conte Filho.

Continua depois da publicidade

7. Comprei de cambista ou terceiro: tenho algum direito?

Quem compra de cambista ou de um terceiro não poderá reclamar com o organizador, que não tem como se responsabilizar pela venda — mesmo se o ingresso for original.

“O cambista executa uma prática ilegal, e o Idec recomenda aos consumidores que evitem comprar ingressos em locais ou sites não oficiais ou que não operem com a autorização do verdadeiro organizador”, diz Guedes.

A Eventim ressalta que não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais. Não há ressarcimento ou reemissão de cortesias e não será aceito o cancelamento parcial do pedido.

Continua depois da publicidade

8. É possível ter venda de mais ingressos?

Não tem como saber se mais ingressos serão colocados à venda. A Eventim não afirmou nada sobre essa possibilidade. Mas Conte Filho explica que a venda de mais ingressos é possível.

“Depende muito do que a Eventim vai decidir e das normas de segurança, como alvará do Corpo de Bombeiros, para avaliar se é possível vender mais ingressos e administrar o evento com mais pessoas”, afirma o advogado.

9. Lei n° 14.390

Esta lei, oriunda da Medida Provisória (MP) n° 1.101/22, amplia até 31 de dezembro de 2022 o prazo para prestadores de serviços e empresários reembolsarem o consumidor, por eventuais adiamentos ou cancelamento de serviços, de reservas e de eventos como shows e espetáculos.

No entanto, no caso do show do Coldplay, Conte Filho explica que a lei não pode ser aplicada porque o adiamento não ocorreu em virtude da pandemia, e, sim, por conta de um problema de saúde de um dos integrantes da banda.

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.