Remédios

Cogumelos alucinógenos superam 1º teste em tratamento para depressão

Cientistas testam cogumelos para tratar doenças químicas, como Alzheimer, anorexia, transtorno obsessivo-compulsivo e enxaqueca

arrow_forwardMais sobre
Cogumelos alucinógenos
(Thinkstock)

(Bloomberg) — Outra droga usada em festas mostra sinais de legitimidade: os cogumelos alucinógenos eliminaram o primeiro obstáculo dos testes necessários para serem usados como tratamento contra a depressão.

A psilocibina, o ingrediente ativo dos cogumelos, foi considerada segura e bem tolerada quando administrada a voluntários saudáveis, em estudo realizado por pesquisadores do King’s College London. Obviamente, o teste deixou os indivíduos “chapados”.

Empresas e pesquisadores têm investigado o potencial médico e comercial de drogas recreativas como a maconha.

PUBLICIDADE

A Compass Patthways, de capital fechado, conduz um projeto para trazer ao mercado uma versão da psilocibina para tipos de depressão que não mostram resultado com outros tratamentos. A empresa patrocinou o teste, que, segundo os organizadores, foi o maior estudo controlado do produto químico até o momento.

“Mudanças na percepção sensorial e alteração positiva do humor” estavam entre as reações mais frequentes observadas pelos médicos na avaliação, disse a Compass em comunicado.

A psilocibina chama a atenção de pesquisadores como um possível tratamento para outras doenças além da depressão. Os cientistas procuram alistar pacientes para testar doenças químicas, como Alzheimer, anorexia, transtorno obsessivo-compulsivo e enxaqueca.

Invista para aproveitar melhor a vida: abra uma conta gratuita na XP!