Clipes no cinto de segurança podem inutilizar a função da peça de uso obrigatório

Especialista afirma que, em caso de colisão, as chances de lesões graves aumentam com o uso do clipe nos cintos

Publicidade

SÃO PAULO – Motoristas e passageiros, principalmente os que ocupam o banco da frente, costumam reclamar do uso do cinto de segurança. Para muitos, a peça de uso obrigatório em todo território nacional causa incômodo, amassa a roupa e aperta a barriga.

Alguns usuários utilizam artifícios para amenizar esses incômodos que o cinto de segurança causa. Não sabem, porém, que um dos acessórios mais usados, o clipe, é altamente prejudicial ao bom funcionamento do equipamento, a ponto de inutilizar a sua função.

Prejudicial à segurança

Especialistas afirmam que o clipe prejudica a ação do cinto de segurança, em caso de necessidade. De acordo com o engenheiro Ivo de Castro, especialista em segurança veicular da SMARTtech Serviços, o cinto deve ser utilizado tensionado contra o corpo do ocupante do veículo.

Castro afirma que, em caso de colisão, com o uso do clipe, as chances de lesões graves aumentam. O engenheiro exemplifica que, caso o clipe seja colocado com uma folga de 20 cm no cinto, em caso de acidente, o índice de dano no crânio aumenta em 50%.