Febraban

Cheques de qualquer valor passam a ser compensados em um dia útil

A novidade passou a valer nesta segunda-feira (16) 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Cheques de qualquer valor serão compensados em um dia útil, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A novidade passou a valer nesta segunda-feira (16). Antes, cheques de até R$ 299,99 eram compensados em dois dias úteis – os de valor superior a isso já eram em um dia útil. Com a medida, o tempo que demora para o dinheiro depositado via cheque entre na conta da pessoa favorecida diminui.

Dessa maneira, além de unificar o sistema de compensação de cheques, a nova regra determina que todos os documentos sejam compensados pela Centralizadora da Compensação de cheques (Compe). Isso seguindo a determinação da Circular 3.859 do Banco Central divulgada em novembro de 2017.

As alterações seguem os esforços do Banco Central de aprimorar os instrumentos de pagamentos, tornando-os mais eficientes e seguros para o usuário, e do setor bancário, sempre comprometido em modernizar e inovar seus procedimentos”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios da FEBRABAN. 

 De acordo com o diretor da Febraban, o “estágio atual da tecnologia de processamento de dados das instituições financeiras possibilitou a aplicação da compensação única para todos os documentos, permitindo uma agilidade maior nas transações”.

Além da questão tecnologia, o número de cheques no páis também diminuiu o que constribuiu para a redução do prazo de compensação. Em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques, 85% menos que o registrado 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques, segundo a instituição.

Quer juntar dinheiro para alcançar a independência financeira? Invista! Abra uma conta na XP.