ChatGPT fora do ar? Ferramenta apresenta pane global nesta terça (10)

OpenAI confirmou falha, que também atinge o criador de vídeos Sora e a API oferecida a desenvolvedores

Paulo Barros

Publicidade

Usuários do ChatGPT no mundo inteiro se queixam de falhas no serviço na manhã desta terça-feira (10). Segundo relatos, a ferramenta de inteligência artificial não responde a comandos, exibindo mensagens como “Hmm…something seems to have gone wrong” ou “Erro na transmissão da mensagem”. A OpenAI confirmou a falha, mas ainda não deu previsão de quando ela será resolvida.

No Brasil, os relatos começaram a partir das 4h20 e chegaram a 937 notificações no Downdetector por volta das 8h30. Nos Estados Unidos, mais de 1.400 reclamações foram registradas até as 10h. A falha atinge tanto as versões web quanto os aplicativos para Android e iOS, além da integração com serviços como WhatsApp e da utilização via API. Usuários relataram lentidão extrema ou mensagens de erro ao tentar acessar o chatbot.

(Reprodução/DownDetector)

De acordo com a página de status da OpenAI, o ChatGPT está enfrentando “elevadas taxas de erro e latência”. A empresa confirmou que identificou a causa do problema e está trabalhando na resolução. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a origem da falha.

Organize sua vida financeira com a IA

Em nota, a companhia confirmou que os usuários estiveram diante de um grande volume de erros e de um maior tempo de resposta. Segundo a empresa, o problema atinge também o criador de vídeos Sora e a API oferecida a desenvolvedores, potencialmente estendendo o impacto para diversas startups que oferecem serviços de IA baseados no ChatGPT.

Em testes realizados pelo InfoMoney, o chatbot apresentava problemas, exibindo as mensagens de erro relatadas anteriormente, até pouco antes das 10h30, quando começou a apresentar sinais de restabelecimento. Após esse horário, o ChatGPT voltou a responder, embora com alguma lentidão.

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)