Publicidade
O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou na quarta-feira (21) aos funcionários da empresa detalhes sobre o dispositivo de inteligência artificial que está desenvolvendo em parceria com Jony Ive, ex-designer da Apple. A expectativa é que a OpenAI lance 100 milhões de unidades do produto, batizado internamente como “companheiro de IA”, com distribuição prevista para o final do ano que vem.
Segundo o Wall Street Journal, Altman classificou o projeto como a maior iniciativa da empresa até agora. Durante o encontro interno, ele anunciou também a aquisição da startup io, de Ive, por US$ 6,5 bilhões. A aquisição garante ao designer um papel central no desenvolvimento criativo da nova linha de produtos, descrita por Altman como uma “família de dispositivos”.
O dispositivo será de bolso, sem tela, não vestível e capaz de compreender o ambiente e o contexto do usuário, afirma o WSJ. Segundo o jornal, Altman afirmou que o objetivo é mudar o paradigma atual de uso da IA, baseado em interfaces tradicionais como notebooks e smartphones.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
“Se você é assinante do ChatGPT, deveríamos apenas enviar novos computadores para você”, disse ele, segundo o WSJ.
A OpenAI quer que o produto seja o terceiro item essencial sobre uma mesa, ao lado de um iPhone e de um MacBook Pro. A ideia é criar uma nova categoria de hardware que integre software e design de forma semelhante ao ecossistema da Apple.
A aposta vem em meio a um cenário de altos custos. A OpenAI projeta prejuízos de US$ 44 bilhões até alcançar lucratividade em 2029. Mesmo assim, a empresa vê no hardware uma forma de estabelecer contato direto com o consumidor final e se diferenciar de concorrentes como Apple e Google, cujos sistemas operacionais dominam os dispositivos móveis.
Continua depois da publicidade
Altman + Ive
A parceria entre Altman e Ive começou há cerca de 18 meses e se intensificou no último outono, quando as equipes das duas empresas se entusiasmaram com o conceito do novo dispositivo. Inicialmente, a io desenvolveria o hardware de forma independente usando tecnologia da OpenAI, mas Altman avaliou que seria necessário fundir as empresas para garantir controle total sobre a experiência do usuário.
Ive, que trabalhou por décadas ao lado de Steve Jobs, afirmou que a conexão com Altman foi imediata. “A forma como nos conectamos e como conseguimos trabalhar juntos tem sido profunda para mim”, disse o designer.
O projeto envolve contato com fabricantes para garantir produção em larga escala. Altman destacou que o plano não é lançar 100 milhões de unidades de imediato, mas alcançar essa marca “mais rápido do que qualquer empresa já conseguiu com algo novo”.
De acordo com o WSJ, Altman também ressaltou a importância do sigilo para o sucesso da empreitada, evitando que concorrentes tenham tempo para reagir antes do lançamento. A saber se isso irá se concretizar — até agora, não parece tão sigiloso assim.