Chat, o “iMessage do Google”, começa a funcionar esse mês

Serviço, que vai chegar primeiro no Reino Unido e na França, funciona como um app de mensagens instantâneas em conjunto com mensagens SMS

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Usuários de Android finalmente podem parar de sentir inveja do iMessage. O Chat, um serviço do Google anunciado em 2018 que traz basicamente as mesmas funcionalidades do app de mensagens do iOS, começa a funcionar oficialmente no Reuno Unido e na França ainda neste mês.

O serviço foi desenvolvido com o objetivo de substituir as mensagens de SMS nos telefones com o sistema operacional Android. Será mais uma aposta da Google de lançar sua própria plataforma de mensagens. Sua última tentativa, a Allo, foi pausada assim que a companhia anunciou o Chat.

O Chat segue os padrões dos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, onde é possível enviar arquivos de imagem, texto, áudio e vídeo, além de emitir recibos de leitura e visualização. O serviço se configura como um RSC (Serviços de Comunicação Rica, sigla em inglês), que é considerado a evolução do SMS: com o mesmo alcance e mais interativo, traz ainda diversas features para aumentar o engajamento dos usuários.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por enquanto, os planos da Google não envolvem tornar o Chat o aplicativo padrão de mensagens do Android. Ao abrir o Mensagens em seu celular, aparecerá uma janela oferecendo um upgrade para o RCS Chat. Já a Apple integra o serviço de SMS e mensagens em um só aplicativo automaticamente.

Se você enviar um RCS para quem não possui o Chat (ou usa operadora sem suporte ao padrão), as mensagens serão convertidas para SMS e recebidas normalmente pelo destinatário. Funcionamento idêntico ao iMessage, presente em todos os celulares e gadgets da Apple.

A Google já tinha planos de substituição do SMS por um serviço de RCS desde 2007, mas por conta da baixa adesão das operadoras de telefonia móvel, o plano não foi pra frente. Por se tratar de um serviço integrado de rede móvel e uso de dados, ainda é necessária uma linha de telefonia móvel e, diferentemente do iMessage, ele não permitirá o envio de mensagens para vários aparelhos diferentes vinculados a uma mesma conta.

Continua depois da publicidade

Quer um celular de última geração? Invista. Abra uma conta gratuita na XP

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.