CET: mais de 9 mil veículos são removidos das ruas diariamente

Os principais problemas registrados são: falhas mecânicas, panes elétricas, pneu furado e falta de combustível

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A manutenção do carro, além de beneficiar o meio ambiente, colabora com o bolso do motorista. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) são removidos diariamente das ruas 407 veículos nos dias úteis e 113 nos fins de semana, totalizando 9.176 por mês.

Conforme veiculou a Agência AutoInforme, os principais problemas registrados nestes veículos são: falhas mecânicas (4.870), panes elétricas (1.811), pneu furado (546) e falta de combustível (106).

Inspeções

A análise do relatório de resultados das Inspeções Veiculares Gratuitas realizadas mensalmente pelo Programa Agenda do Carro em vários pontos da capital paulista comprova os dados da pesquisa da GIPA, órgão internacional que realiza estudos de mercado no pós-venda em vários países, que apontam o comportamento do motorista em relação aos cuidados com o veículo.

Continua depois da publicidade

Os 2.111 veículos checados durante nove inspeções apresentaram falhas de funcionamento em pelo menos em um dos 27 itens que fazem parte do check-up automotivo.

Manutenção

A manutenção consciente do veículo pode contribuir também para a redução de emissões de poluentes que fazem mal à saúde. Em São Paulo, 99% dos gases tóxicos são provenientes de veículos.

Os sistemas e componentes que apresentaram maior índice de falhas foram as correias auxiliares (51,30%), sistema de arrefecimento (44,40%), correia dentada (43,20%), limpador e lavador de pára-brisa (41,60%), vazamento de óleo do motor (35,10%), lâmpadas de faróis principais (31,20%), emissões de gases poluentes (23,10%) e embreagem e sistema de acionamento (20,50%).