Cervejaria Kirin vai vender colher elétrica para realçar sabor de alimentos

Kirin disse que tecnologia tem significado especial no Japão, onde um adulto médio consome o dobro da quantidade recomendada pela OMS

Reuters

Colher elétrica da Kirin em demonstração no Japão (REUTERS/Tom Bateman)
Colher elétrica da Kirin em demonstração no Japão (REUTERS/Tom Bateman)

Publicidade

A gigante japonesa de cerveja Kirin começará a vender uma colher elétrica que, segundo pesquisadores, pode promover uma alimentação mais saudável ao realçar os sabores salgados sem sódio adicional.

O lançamento do produto nesta segunda-feira (20) marca a primeira comercialização da tecnologia que, no ano passado, ganhou o Prêmio Ig Nobel, que homenageia pesquisas incomuns e extravagantes.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Continua depois da publicidade

A Kirin venderá online apenas 200 das Colheres de Sal Elétricas por 19.800 ienes (US$ 127) este mês e fará uma tiragem limitada em uma varejista japonesa em junho, mas espera ter 1 milhão de usuários em todo o mundo dentro de cinco anos. As vendas no exterior começarão no próximo ano.

A colher, feita de plástico e metal, foi co-desenvolvida pelo professor Homei Miyashita da Universidade Meiji, que demonstrou o efeito de melhora no sabor anteriormente por meio de hashis elétricos. O efeito ocorre através da passagem de um campo elétrico fraco da colher para concentrar íons de sódio na língua e aumentar a percepção do sabor salgado do alimento.

A Kirin, que está se voltando para a área da saúde a partir de seu setor tradicional de cerveja, disse que a tecnologia tem um significado especial no Japão, onde o adulto médio consome cerca de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Continua depois da publicidade

“O Japão tem uma cultura alimentar que tende a favorecer os sabores salgados”, disse Ai Sato, pesquisador da Kirin. “Os japoneses, como um todo, precisam reduzir a quantidade de sal ingerida, mas pode ser difícil se afastar do que estamos acostumados a comer.

Pesando 60 gramas, a colher funciona com bateria recarregável de lítio.