Publicidade
SÃO PAULO – Todos os veículos que circulam na capital serão obrigados a ter catalisador a partir de 2008. A peça, instalada no sistema de escapamentos, tem por objetivo reduzir a emissão de gases poluentes produzidos pelo motor.
Conforme divulgou a Agência AutoInforme, a retirada do catalisador pode ser considerada um crime ambiental. Pela lei, rodar com um veículo sem o dispositivo, com ele danificado ou adulterado pode render ao proprietário ou à empresa responsável uma multa que varia entre R$ 500,00 e R$ 10 mil.
Inspeção veicular
O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), formado pelo Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, que faz a Inspeção Veicular Gratuita nos veículos, dará uma atenção especial ao componente. Os veículos que não forem aprovados na Inspeção não serão licenciados.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
O intuito da inspeção é combater a emissão de poluentes por veículos. Segundo Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo de 2006, elaborado pela Cetesb, os veículos automotores na Região Metropolitana representam 98% das emissões de monóxido de carbono, 93% de hidrocarbonetos, 96% de óxidos de nitrogênio, 35% de óxido de enxofre e 40% de material particulado.
Com o controle das emissões veiculares, os níveis de poluição do ar irão cair de 30% a 40%.