Publicidade
(Bloomberg) — Por mais de duas décadas, os cartões de crédito de companhias aéreas ofereceram aos consumidores uma fórmula simples: gaste um dólar, ganhe uma milha, pague uma taxa anual e volte a gastar.
Se você fizesse tudo certinho, conseguiria pelo menos um ingresso gratuito todos anos, apenas fazendo compras diárias.
O problema? Com a chegada dos poderosos cartões de recompensa, como o Platinum Card da American Express e o Chase Sapphire Reserve, essas opções começaram a oferecer vantagens maiores e resgates mais rápidos, deixando companhias aéreas e emissoras de cartões de crédito para trás.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Considere também os programas de passageiro frequente já não tão populares – que começaram a priorizar os dólares gastos em vez das milhas voadas – e é fácil ver por que os cartões patrocinados por companhias aéreas perderam o apelo.
Mas agora há uma nova geração de cartões de crédito de companhias aéreas. Não são para qualquer um – e essa é a chave.
Com novas oportunidades de pontos e benefícios valiosos para quem viaja frequentemente e muito pouco, os novos cartões são uma tentativa ambiciosa de atrair novos clientes, segurar os existentes e consolidar a fidelidade.
Continua depois da publicidade
Benefícios
O primeiro passo para a mudança foi parar de pensá-los apenas como cartões de companhias aéreas e vê-los mais amplamente como cartões de viagens.
“Ao decidir quais benefícios adicionar, precisamos analisar o setor”, diz Luc Bondar, presidente do MileagePlus, da United. Isso significa adicionar bônus para compras além de voos e atender de forma mais holística ao viajante frequente.
Com o cartão United Explorer do Chase, especificamente, isso se traduz em titulares que ganham duas milhas por dólar gasto em hotéis e restaurantes – uma categoria que o fundador da Points Guy, Brian Kelly, diz que se tornou especialmente importante para os cartões de companhias aéreas.
Mas tão crucial quanto, de acordo com Kelly, é “melhorar as vantagens específicas de uma companhia aérea, como malas despachadas sem custos, embarque prioritário e possibilidade de ganhar milhas de elite”.
Para esse fim, o United Explorer agora oferece um desconto de 25% em todas as compras durante voos e créditos para aplicativos como Global Entry e TSA PreCheck.
Invista seu dinheiro para viajar para onde quiser. Abra uma conta na XP – é de graça.