Carros: modelo sedan compacto é o mais barato na hora de consertar

Entre os hatchs compactos, manutenção do Palio Fire custa quase o dobro do mais barato, Citroën C3

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Quem tem carro ou deseja adquirir um automóvel sabe que os custos de reparação nem sempre são baratos. Dentre os modelos existentes no mercado, o Polo Sedan, da Volkswagen, pertencente ao grupo sedan compacto, é o que tem custo de reparação mais baixo, com nota 11.

O dado faz parte do ranking Car Group, elaborado pelo Cesvi Brasil, que avalia o custo de reparação dianteira e traseira, cesta dos tempos de substituição e cesta básica de peças dos carros.

Em uma escala de 10 a 60, cada grupo de notas equivale a um valor de reparo, sendo que, quanto menor o número, maior a economia para o consumidor.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Hatch
No segmento hatch, são avaliados os compactos, compactos off-road, médio e médio off-road. Na categoria hatch compacto, o C3, da Citroën, KA, da Ford, e Novo Fox, da Volkswagen, receberam nota 12, sendo os mais baratos de reparar da categoria. Na segunda posição, aparece o J3, da coreana Jac Motors, com nota 13.

O mais caro da categoria hatch é o Palio Fire, da Fiat, que teve 22 pontos, quase o dobro dos campeões de economia da categoria.

O hatch compacto off-road analisado pelo estudo foi o Sandero Stepway, da Renault, que obteve nota 16, enquanto que, no segmento hatch médio, o Bravo, da Fiat, ficou com a nota 18 e o mais caro da categoria, o Astra, da Chevrolet, ficou com nota 25. Na categoria hatch médio off-road, o único analisado, SX4, da Suzuki, recebeu nota 22.

Continua depois da publicidade

Minivans
Na categoria minivan, são analisadas as médias e as compactas. No primeiro segmento, o C4 Picasso, da Citroën, foi o que apresentou melhor custo de reparação, com nota 19. Com dez pontos a mais, o Xsara Picasso, também da montadora francesa, recebeu a maior nota (22), sendo considerado com o custo de reparação mais alto.

Entre as minivans compactas, o C3 Picasso, da Citroën, ficou em primeiro lugar, com nota 17, e na última posição, com nota 19, ficou o Livina, da Nissan.

Picapes
São consideradas no estudo as picapes compactas e as médias. No segmento compacta, a Saveiro cabine simples, da Volkswagen, recebeu nota 17, ao passo que a mais cara da categoria é a Courier, da Ford, com nota 25.

Entre as médias, as duas participantes tiveram notas bem diferentes: a que teve manutenção mais barata foi a S10 cabine simples, da Chevrolet, com nota 19, enquanto a Frontier cabine dupla, da Nissa, teve nota 32.

Sedans
Entre os sedans, foram avaliados os compactos e os médios. No segmento compacto, o Polo Sedan, da Volkswagen, foi o vencedor, seguido pelo J3 Turin, da coreana JAC Motors, com nota 13. O que teve manutenção mais cara da categoria foi o 207 Passion, da Peugeot, com nota 27.

Já entre os sedans médios, o C4 Pallas, da Citroën, teve nota 16, a melhor da categoria. Na última posição, com o maior custo, ficou o Astra Sedan, da Chevrolet, com nota 25.

Outras categorias
Também são analisados o veículos SW médio e compacto, além dos utilitários. O SW médio analisado foi o Mégane Grand Tour, da Renault, que teve nota 16. No segmento SW compacto, o Novo Space Fox, da Volkswagen, teve nota 16, enquanto o Novo Palio Weekend, da Fiat, teve nota 29.

No segmento utilitário, o Transit Furgão Curto, da Ford, teve nota 32 e o Master Furgão Curto, da Renault, teve nota 36.