Publicidade
O carro mais econômico do Brasil em 2025 é o Chevrolet Onix Plus, sedã médio, segundo ranking do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Conpet, responsável pela etiquetagem do consumo dos veículos.
O modelo se destaca por ser o primeiro lugar em consumo energético 1.39 megajoules por quilômetro (MJ/km): quanto menor é este número, menos combustível o carro precisa para percorrer determinada distância.
Por que essa informação é relevante? Conseguir pagar por um carro zero km tem sido, no Brasil, um privilégio para um grupo cada vez mais reduzido de consumidores.

Organize sua vida financeira com a IA
Como se organizar para comprar um carro? Conheça a planilha de gastos mensais!
Além disso, desde o aumento de 1,56% no preço da gasolina comercializada nos postos de combustíveis do país, em fevereiro, reabastecer o carro se tornou um maior ponto de atenção no orçamento das famílias. Na comparação com janeiro, quando o valor médio da gasolina era de R$ 6,31 por litro, o preço médio desse combustível subiu 2,69% em março, para R$ 6,48. Os dados são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL).
Do total de carros analisados nesta edição do estudo, 216 são flex, 216 são a gasolina, 84 a diesel, 52 híbridos, 141 modelos são elétricos (VE), e 72 Plug-in híbrido (VEHP).
Continua depois da publicidade
Para este ranking foram considerados todos os modelos à combustão. Eles são divididos em: subcompactos, compactos, médio, grande, extra grande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada (compactos e grandes), minivans, comerciais, picapes e esportivos.
A lista contempla as diferentes versões dos carros que aparecem no top 15, já que a versão pode influenciar na motorização e consumo energético. É o caso do Onix Plus, HB20 e Argo, que aparecem duas vezes. Por outro lado, há modelos em que tiveram resultados iguais independente da versão – como é o caso do Kwid e Onix (hatch), em que diferentes versões apresentam a mesma performance de consumo. O top 15 concentra modelos hatchs e sedãs.
Confira os carros mais econômicos do Brasil:
Marca/Modelo | Versão/Motor | Consumo energético (MJ/km) | Autonomia Urbana Etanol (km/l) | Autonomia Urbana Gasolina (km/l) | Autonomia Estrada Etanol (km/l) | Autonomia Estrada Gasolina (km/l) |
---|---|---|---|---|---|---|
1. Chevrolet Onix Plus (médio – sedã) | LT2/ 1.0 e 12V | 1.39 | 9.7 | 13.9 | 12.2 | 17.4 |
2. Renault Kwid | Zen, Intense, Outsider, Biton, Iconic 2/ 1.0-12V | 1.40 | 10.4 | 14.6 | 10.8 | 15.5 |
3. Chevrolet Onix (médio – hatch) | Manual – LOG, MT, LT/ 1.0-12V | 1.41 | 9.6 | 13.8 | 11.9 | 16.9 |
4. Chevrolet Onix Plus (médio – sedã) | LT / 1.0T -12V | 1.43 | 9.2 | 13.5 | 12.4 | 17,4 |
Volkswagen Polo | Manual – TS/ 1.0 – 12V | 1.43 | 9.6 | 13.9 | 11.4 | 16.3 |
5. Chevrolet Onix (médio – hatch) | LT/ 1.0 turbo -12V | 1.44 | 9.3 | 13.5 | 11.7 | 16.7 |
6. Fiat Mobi | Trekking ou Like/ 1.0 6V | 1.46 | 9.8 | 14 | 10.6 | 15.1 |
Fiat Cronos | Manual – 1.0, 1.0 Drive/ | 1.46 | 9.7 | 13.4 | 11.2 | 15.9 |
7. Hyundai HB20S (médio – sedã) | Manual – Comfort, Limited, Platinum e SE/ 1.0 – 12V T | 1.47 | 9.7 | 13.4 | 10.9 | 15.4 |
8. Hyundai HB20 | Manual – Sense, Comfort, Limited, Platinum e SE/ 1.0-12V T | 1.48 | 9.9 | 13.3 | 10.7 | 15.4 |
Volkswagen Polo | Manual – MPI – 1.0-12V | 1.48 | 9.3 | 13.5 | 10.9 | 15.7 |
9. Peugeot 208 | Manual – STYLE, ACTIVE / 1.0-6V | 1.49 | 9.5 | 13.6 | 10.8 | 15.3 |
Volkswagen Virtus | Manual – TSI, Sense/ 1.0-12V | 1.49 | 9.2 | 13.2 | 11.2 | 15.8 |
Volkswagen Polo | Manual – Track, Track Robust/ 1.0-12V | 1.49 | 9.3 | 13.5 | 10.8 | 15.7 |
10. Fiat Argo | 1.0 e 1.0 Drive / 1.0-6V | 1.52 | 9.4 | 13.6 | 10.4 | 14.5 |