Carros do Google Street View poderão monitorar a qualidade do ar

A startup tem monitorado o ambiente interno em 21 escritórios do Google em todo o mundo por muitos anos e, diariamente, processa 500 milhões de pontos de dados para reunir informações em tempo real

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Os carros utilizados no Google Street View poderão, em breve, medir a poluição do ar. A tecnologia seria fruto de uma parceria entre o Google e a startup Aclima.

Segundo o CNN Money, a Aclima equipou os carros do Street View com sensores ambientais que, durante os trajetos feitos pelo veículo, também mapearão a qualidade do ar urbano com todos os critérios – incluindo umidade, temperatura e emissões de gases.

Além da parceria com o Street View, a startup também se juntou ao Google Earth Outreach e a Environmental Protection Agency para expandir o mapeamento da qualidade de ar da área da Baía de São Francisco até o final de 2016.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O programa iniciou em agosto de 2014, na cidade de Denver, Estados Unidos, e teve duração de um mês. O resultado: três veículos coletaram mais de 150 milhões de pontos de dados de qualidade do ar. Segundo o diretor de pesquisa da Environmental Protection Agency, Dan Cost, a parceria entre as empresa é “um óbvio próximo passo e a maneira perfeita para mover toda essa ciência para a frente”.

A Aclima tem monitorado o ambiente interno em 21 escritórios do Google em todo o mundo por muitos anos e, diariamente, processa 500 milhões de pontos de dados para reunir informações em tempo real. Em longo prazo, a meta é coletar informações hiper-locais em diversos lugares para uso de cidadãos, cientistas, governadores e negócios.