Câmbio automático: para usufruir dele, é preciso saber “ler” o equipamento

Nas subidas, descidas ou em pistas planas - para ter uma viagem mais confortável, o câmbio deve estar na posição certa

Publicidade

SÃO PAULO – Ter um veículo com câmbio automático torna a tarefa de dirigir ainda mais agradável. Porém, o câmbio requer alguns cuidados que podem tornar a viagem ainda mais confortável.

Por isso, a Brasil Automático, empresa especializada em transmissões automáticas, listou algumas dicas sobre cuidados que os motoristas devem adotar antes e depois das férias. Confira, para não ficar no meio do caminho.

Aprendendo a “ler” o câmbio automático
Não parece, mas muitos motoristas ficam sem saber quais são os benefícios que o câmbio automático pode oferecer. Para conhecê-los é preciso saber “ler” o equipamento. Por exemplo, quando estiver no plano, o câmbio deve permanecer em “D” (Drive), mesmo nas ultrapassagens.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Na hora das subidas, no entanto, o procedimento é diferente: a alavanca deve estar em “1” ou “L” (Low). Isso porque, nessa posição, a transmissão automática suporta um esforço maior, pois está com a pressão interna elevada, impedindo que os elementos internos patinem.

Caso o sistema for “Tiptropic”, a transmissão entrará em “L” automaticamente quando você der um toque para trás na alavanca de marchas, no sentido da redução, ao levá-la para o trilho de trocas manuais.

Na hora de descer, a posição da alavanca deve continuar a ser “1” ou “L”, poupando o sistema de freios do veículo. Mas, se a descida for longa, vale o mesmo cuidado, é preciso ir reduzindo, de “D” para “4”, “3”, “2” ou mesmo para “1”, até que se perceba que a transmissão automática está auxiliando na frenagem.

Continua depois da publicidade

É preciso cuidados também na hora de passar por terrenos escorregadios. Nessas situações, é preciso posicionar a alavanca do câmbio, com o veículo ainda parado, em “2” ou “I”. Essa posição reduz o torque aplicado nas rodas e evita que o veículo atole devido ao giro excessivo.

Cuidados com o câmbio
Além de saber ler o câmbio, você também deve adotar alguns cuidados de manutenção preventiva para que ele funcione corretamente. Os cuidados são simples, mas não podem ser deixados de lado.

Antes de acelerar o veículo verifique se existem manchas de fluido avermelhado no piso da garagem, elas podem indicar vazamento. Veja se o fluido está no nível indicado, nem acima nem abaixo. Na hora de completar, quando necessário, verifique se o fluido que está utilizando é o mesmo indicado no manual do veículo.

Se forem verificados barulhos nas trocas das marchas, procure um profissional.