Caixa muda envelopes para depósito após atuação do Ministério Público

Informações anteriores deixavam clientes confusos sobre quais dados indicar – se do próprio depositante ou do destinatário  

Weruska Goeking

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SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal alterou a identificação dos campos de preenchimento nos envelopes de depósito disponíveis em todas as suas agências no país.

A medida, providenciada após exigência do MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo), tem o objetivo de dar mais clareza sobre as informações a serem assinaladas. Antes, clientes ficavam confusos sobre quais dados indicar – se do próprio depositante ou do destinatário.

A partir de agora, os envelopes terão os campos “nome do depositante” e “telefone do depositante para contato”. Na versão anterior, essas áreas eram identificadas genericamente como “nome do usuário” e “telefone para contato”. O espaço reservado aos dados da conta também foi alterado, de “conta para depósito” para “dados da conta para depósito”.

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A Caixa já deu andamento também a mudanças no sistema de autoatendimento para facilitar o depósito nos caixas eletrônicos, segundo solicitação do MPF. Todos os pedidos foram encaminhados ao banco por meio de uma recomendação expedida em 2016. No fim de agosto, o MPF em São Paulo decidiu encerrar o procedimento após constatar que as requisições foram cumpridas ou estão em efetiva implementação.

“Salienta-se que a alteração do modelo de envelope de depósito bancário trouxe ao consumidor informações mais claras e concisas quando comparado ao antigo envelope”, diz trecho do pedido de arquivamento. “Consigna-se que a Caixa tem ações programadas relacionadas ao sistema de autoatendimento e, portanto, não se vislumbra a necessidade de uma intervenção mais aprofundada do MPF”.