Benefício

Caixa antecipa pagamento de cotas do PIS para segunda-feira

Mais de 280 mil clientes já receberam o crédito em conta

Por  Weruska Goeking

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal antecipou o pagamento das cotas do PIS para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos de 14 de dezembro para segunda-feira (27). É a primeira vez que esse pagamento é realizado para esse público com essa faixa de idade, conforme redução estabelecida pela Medida Provisória 797/2017.

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Além do adiantamento do calendário, o crédito em conta para estes cotistas foi realizado na noite de quinta-feira (23). Mais de 280 mil clientes receberam o crédito em conta. O valor total disponível para saque nessa etapa ultrapassa R$ 2,6 bilhões e equivale a 24% do total disponibilizado pela medida.

De acordo com o vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna, a estratégia de antecipar o pagamento do calendário das Cotas do PIS tem como objetivo aumentar adesão dos saque pelos cotistas. “A medida visa alcançar os novos beneficiários da 3ª fase, que receberão o pagamento pela primeira vez, e estimular os demais cotistas que já estão com recursos disponíveis”, ressalta.

Cronograma de saque

O pagamento da terceira fase das cotas do PIS será realizado a partir de segunda-feira (27). Apesar do adiantamento do pagamento da terceira fase, os beneficiários das outras fases, pessoas com 70 anos ou mais e aposentados, poderão continuar sacando suas cotas normalmente nas agências ou nos canais de atendimento alternativos. 

Quem pode sacar

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/Pasep entre 1971 até 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A MP 797/2017 alterou a idade para saque de cotas do PIS. Agora, mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos tem direito ao saque de cotas do PIS. Os aposentados também seguirão o calendário escalonado de pagamentos. As demais regras de saque das cotas do PIS não foram modificadas.

É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Compartilhe