Publicidade
O BYD Dolphin Mini GS é o carro totalmente elétrico mais econômico do Brasil, de acordo com a tabela de julho do Programa Brasileiro de etiquetagem, realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e Conpet.
Mesmo com o aumento do número de veículos elétricos analisados, agora em 160, o modelo de entrada da BYD consegue se manter no topo do ranking há vários meses ao apresentar um consumo energético de 0,41 megajoules por quilômetro (MJ/Km). Na autonomia do carro, uma carga completa sustenta as funcionalidades por 280km.
- Quer comprar um carro? Baixe gratuitamente a planilha de gastos do InfoMoney e organize suas finanças
A marca chinesa também aparece no segundo lugar, com outra versão do BYD Dolphin, em formato maior, que consome 0,42 MJ/km. Vale ressaltar que esta reportagem filtrou apenas os totalmente elétricos para compor o ranking.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Já o modelo AYA, da Neta Auto, outra fabricante chinesa que chegou em 2024 no Brasil, completa o top 3 dos menores consumo energéticos. O veículo consome 0,43 MJ/km.
Qual a diferença entre consumo energético e autonomia da bateria?
De um lado, o consumo energético (MJ/km) indica quanto de energia o carro consome para percorrer 1 km. Do outro, a autonomia do modelo (km) indica quantos quilômetros o carro pode rodar com a carga total da bateria.
Na prática, quanto menor o consumo energético, maior a autonomia – desde que a capacidade da bateria seja a mesma. Por isso, dois carros com o mesmo consumo podem ter autonomias diferentes, se um tiver a bateria maior, por exemplo, ou se forem feitas otimizações aerodinâmicas ou de peso. Alguns fatores influenciam essa conta.
Continua depois da publicidade
Então, se um carro A consome 0,50 MJ/km e tem bateria de 50 MJ, sua autonomia é de 100 km. Mas se carro B consome 0,25 MJ/km e tem mesma bateria, sua autonomia será maior: 200 km.
Confira os 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil
| Marca/Modelo/Versão | Consumo energético (MJ/Km) | Autonomia da bateria (km) |
| 1. BYD Dolphin Mini (GS EV e GS 5 EV) | 0,41 | 280 |
| 2. BYD Dolphin (GS 180EV) | 0,42 | 291 |
| 3. Neta AYA (Comfort/Luxury 4S) | 0,43 | 263 |
| 4. Renault E-Kwid (Intense e Cargo) | 0,44 | 185 |
| 5. GAC AION ES (Plus) | 0,45 | 314 |
| 6. CAOA Chery (iCar EQ1 TEC) | 0,46 | 198 |
| FIAT 500e (ICON) | 0,46 | 227 |
| MINI Aceman (E / SE) | 0,46 | 253 |
| 7. JAC e-JS4 | 0,47 | 307 |
| MINI Cooper (E) | 0,47 | 246 |
| 8. MINI JCW-E (3P) | 0,48 | 306 |
| 9. MINI Cooper SE | 0,49 | 303 |
| 10. JAC e-JS1 / e-JS1 EXT | 0,50 | 181 |
| Chevrolet Spark EUV (Activ) | 0,50 | 258 |
| MINI JCW-E (ACEMAN) | 0,50 | 312 |
| MG Motor MG4 (64 KWH COM / 64 KWH LUX) | 0,50 | 364 |
| JAC e-J7 | 0,50 | 263 |
Fonte: Inmetro
