Brasil tem uma das maiores taxas para envio de SMS no mundo

Enquanto as mensagens no Brasil custam em média R$ 0,35 em países como a China o custo é de apenas US$ 0,01

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SÃO PAULO – O Brasil é o país onde menos se utiliza as mensagens de texto pelo celular. Apesar de 500 milhões de torpedos serem disparados todo mês pelos brasileiros, o número é considerado pequeno. Enquanto aqui cada pessoa manda em média 6 mensagens por mês, na Venezuela o número sobe para 140. A quantidade de SMS no Brasil representa ainda menos de 50% do total de mensagens enviadas em Portugal, onde existem apenas 12% dos mais de 99,9 milhões de celulares existentes no Brasil.

Para o diretor da consultoria Teleco, Eduardo Tude, o principal motivo do baixo fluxo é o custo das mensagens. “No Brasil as mensagens custam muito caro, cerca de R$ 0,36. Em alguns países, como a China, o valor é de US$ 0,01”.

O estudo mais recente da União Internacional das Telecomunicações (UIT) mostra que o Brasil é o 151º país em custo de SMS, entre os 186 analisados.

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Custos

Atualmente, a Claro é a operadora com o custo mais baixo no Brasil: R$ 0,30/mensagem. A operadora, que cobrava R$ 0,36 há alguns meses, decidiu reduzir o valor em 20%, após perceber que o preço era o principal motivo para a baixa quantidade de SMS enviada. Mas o valor continua alto, mesmo se comparado a outros países da América do Sul. No Peru, uma mensagem sai por R$ 0,08, e na Colômbia, R$ 0,12.

Veja na tabela os valores cobrados por SMS no Brasil pelas operadoras:

Operadora R$
TIM R$ 0,36
Oi R$ 0,35
BrTGSM R$ 0,34
Claro R$ 0,30

A Vivo não divulgou os custos

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Para Tude, esse custo elevado acontece por dois motivos. “Quando as operadoras inciaram esse serviço cobravam valores altos pela estrutura do mercado, mas com o passar do tempo, elas não mostraram interesse em baixar os preços. A meu ver, o segundo motivo é que elas ainda não perceberam que, se baixarem o valor, conseguirão vender muito mais mensagens e conseqüentemente, aumentarão a receita”.

As operadoras faturam perto de R$ 2,4 bilhões por ano com o envio de torpedos. Segundo Eduardo Tude, esse valor representa, em média, 8% da renda bruta das empresas.

Consumidores pré-pagos

Para Eduardo Tude, se as operadoras decidissem baratear os preços, conseguiriam conquistar o público do celulares pré-pagos, que são a grande maioria dos clientes no Brasil (veja tabela abaixo).

“Os clientes pré-pagos costumam usar os celulares apenas para receber chamadas, e quando precisam ligar para algum lugar procuram um orelhão. Eu tenho certeza que, se as operadoras oferecessem este serviço a R$ 0,01, como acontece em alguns países, conseguiriam conquistar esses consumidores e o volume de vendas aumentaria consideravelmente”, explica.

Confira na tabela abaixo o percentual de celulares pré-pagos em relação ao total de celulares de cada operadora:

Operadora 4º trimestre 2006
TIM 78,7%
Oi 82,0%
BrTGSM 70,6%
Claro 83,0%
Vivo 81,0%