Brasil: scanner corporal começa a funcionar em quatro aeroportos este mês

Polícia Federal pretende instalar os aparelhos nos principais aeroportos do País para a Copa de 2014 e a Olímpiada de 2016

Publicidade

SÃO PAULO – Quatro portais para escaneamento corporal de passageiros em situação de suspeita foram distribuídos para os aeroportos de Manaus (AM), Recife (PE), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Os chamados body scans começam a funcionar este mês.

A Polícia Federal pretende instalar os equipamentos nos principais aeroportos do País como parte da estratégia de segurança do transporte aéreo e preparação para a Copa de 2014 e a Olímpiada de 2016, que serão realizadas no Brasil.

Os aparelhos foram doados pelos Estados Unidos, por meio de acordo de cooperação firmado com o governo brasileiro para enfrentamento do tráfico transnacional de drogas ilegais.

Funcionamento
Os body scans permitem a detecção de drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros.

Quando o passageiro passa pelo aparelho, é gerada uma imagem da estrutura orgânica óssea da pessoa que permite identificar objetos suspeitos sob as roupas ou dentro do corpo do passageiro.

A utilização do equipamento é individual e reservada.

Continua depois da publicidade

Saúde
A utilização dos body scans foi previamente autorizada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que comprovou que o aparelho é inofensivo a saúde humana.

O nível de radiação emitida está abaixo dos limites internacionais de segurança.