Publicidade
SÃO PAULO – Existem 118,3 milhões de telefones em serviço no País, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (29), com base no mês de agosto.
O número, que considera os telefones fixos e móveis, é 2,3 milhões maior que o total verificado em julho.
Celulares disparam diante da telefonia fixa
A telefonia móvel foi o serviço que mais cresceu, seguindo uma tendência já registrada nos últimos meses. O total de celulares em uso cresceu 3,0% no período entre julho e agosto, com 2,4 de milhões de novos acessos, o que sugere que os telefones fixos registraram recuo no período. A Anatel, entretanto, não divulgou a magnitude da queda.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Ainda de acordo com o estudo, o número de celulares no Brasil (78,947 mil) já soma mais que o dobro dos telefones fixos em funcionamento (39,334 mil). A somatória dos telefones públicos chega a 1,276 mil orelhões em atividade no País.
Aparelhos por habitante
A teledensidade, índice que mede o número de acessos fixos para cada grupo de cem habitantes, manteve-se estável entre julho e agosto. Para cada 100 habitantes, há 27,3 telefones fixos instalados e 21,4 em serviço.
No que se refere aos telefones públicos, a densidade é de 6,9 a cada grupo de 1.000 pessoas. A Anatel informa ainda o número de domicílios que possuem TV por assinatura: já ultrapassou os 4,6 mil, média de 8 assinantes por cada grupo de 100 residências.